domingo, 21 de outubro de 2012

Cuide bem da alimentação da sua família

É sério!!! Selecionar os alimentos saudáveis para seu filho é uma tarefa muito importante na vida de uma mãe.

Não é porque as crianças estão sempre elétricas, agitadas, que elas tem uma energia ou saúde inesgotáveis! As crianças precisam de alimentos saudáveis e que não causem problemas futuros. Então não podemos pensar somente no gosto do alimento ou se ele sacia a criança hoje. A mãe precisa pensar a curto, médio e longo prazo.

Contudo, sei que hoje em dia com os horários apertados é comum a alimentação de toda a família se tornar inadequada. Responda rapidamente as seguintes perguntas: você se alimenta corretamente? Come frutas e verduras regularmente? Evita frituras? A cada 3 e/ou 4 horas você se alimenta, faz uma pequena refeição? Escolhe sempre os alimentos saudáveis e frescos?

Se você respondeu não à maioria das perguntas não se desespere... Ainda podemos refletir sobre como construir uma alimentação saudável para você e para toda a sua família. Ainda dá tempo de mudar seus hábitos alimentares para melhorar a qualidade de sua alimentação. Quando fazemos mudanças na alimentação produzimos mudanças na vida de uma pessoa como um todo.

Aqui estão algumas dicas:

- prepare para as crianças alimentos bem coloridos. Por exemplo: se o seu filho não gosta de determinados legumes, um prato bem colorido com uma carinha desenhada pode servir para que a criança se interesse pelo legume. Uma cenoura pode ser a juba de um leão se estiver ralada... Um prato pode ser muito atrativo!!!
- prepare um contexto para as refeições - sentar a mesa com a família reunida; conversas sobre o dia a dia de cada um; evitar discussões e brigas; no horário das refeições o foco é a refeição,não a televisão ou o computador; criar um clima de cumplicidade e alegria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário