segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mãe de primeira viagem

     Muito antes do seu filho deixar o aconchego da sua barriga você já acompanhava seu desenvolvimento. Você se lembra quando o coração ficou pronto, lá pela 24° semana, e você pela primeira vez pode ouvi-lo bater em sua consulta médica. Que emoção indescritível!
     Depois dessa experiência veio o primeiro chute na barriga... o parto... E agora com o seu filho nos braços a ansiedade continua forte e você treme só de pensar em como cuidar do desenvolvimento em todas as suas fases desse ser tão pequeno, tão frágil... Temos vontade de pedir socorro!!!!
     E as famílias, com a intenção de ajudar, participam com conselhos, fazem críticas ao que julgam errado, ensinam simpatias, discutem entre eles a melhor forma de orientá-la. E é claro, todo esse movimento aumenta ainda mais sua insegurança de ser mãe de primeira viagem. Diante de tanta confusão e stress chega o momento que você acaba se perguntando se será capaz de identificar se o bebê está bem, se o seu desenvolvimento é normal, se o seu filho vai falar logo, se vai aprender a andar... Ufa!!! Muita calma nessa hora!!!
     O melhor a fazer é curtir cada fase do desenvolvimento do seu filho. Você pode até estimular essas fases sempre que possível, mas sem forçar nada por maiores que sejam as expectativas de todos. Os processos de desenvolvimento levam um tempo e tudo acontece naturalmente, basta a sua presença e os cuidados básicos referentes a saúde e bem estar. Dê muita segurança e afeto para o seu filho, assim ele vai crescer saudável e feliz.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário