quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Escolher a escola para o seu filho

    Escolher uma escola para os nossos filhos não é uma missão impossível, apesar de não ser uma tarefa fácil. Devemos ter em mente que a melhor escola não é aquela que é próxima de nossa casa, aquela que possui a fachada bonita ou aquela que tem um desconto considerável na matrícula.
    A primeira coisa a fazer nesse processo de escolha da melhor escola para as crianças é saber a proposta pedagógica e como a teoria é aplicada na aprendizagem. Cabe a nós analisar se a teoria de aprendizagem proposta vem de encontro ao nosso dia a dia, aos princípios e regras que passamos para os nossos filhos dentro de casa.
    A escola pode ser tradicional ou mesclada com teorias modernas... com um bom projeto de marketing, bela fachada, ou então uma instituição que não dá descontos na matrícula. O que importa é avaliarmos o projeto pedagógico, sua aplicação na dinâmica das aulas, sem esquecer os professores e a coordenação (afinal de contas, são eles que fazem a escola funcionar no dia a dia).
    Nessa busca visite mais ou menos umas dez escolas de sua preferência e avalie todos os aspectos citados até aqui, sem esquecer a infra estrutura da instituição. A segurança na entrada e na saída, a disponibilidade de estacionamento para deixar os filhos na hora da entrada, a área esportiva e recreativa, os espaços de sala de aula, janelas, ventiladores e ar condicionado. 
    Também é importante que a escola contenha todos os níveis de educação, assim até chegar à faculdade  a criança seguirá na mesma escola, convivendo com os mesmos amigos sem sofrer mudanças dolorosas ou grandes perdas. Caso haja necessidade da criança mudar de escola, é importante ouvir a opinião de mães de alunos e ex-alunos. Essa análise deve ser feita em qualquer escola que seu filho vá frequentar, seja ela a escola de idiomas ou a escolinha de futebol.
    Com esses cuidados seu filho poderá percorrer a vida escolar sem grandes problemas desde a infância até a adolescência.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário