quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sugestão de leitura


    Recentemente um novo livro lançado me chamou a atenção. O título do livro é "Como educar sem usar a violência", da autora Dora Lorch. Antes de falar sobre o livro, aqui está um pouco da vida profissional da autora.
    Dora Lorch é psicóloga clínica e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autora de textos publicados em revistas científicas e revistas dirigidas ao público leigo, também é co-autora de livros ao lado de grandes profissionais, como a renomada autora de livros infantis Ruth Rocha. Atuou e/ou atua em diversos projetos sociais, além de ser sócia de empresas no ramo de Psicologia.
    Voltando ao livro, a autora se preocupa com a temática da violência infantil usada "a serviço da educação" e as marcas que a criança carrega por toda sua vida quando passa por esse tipo de situação. Para ela, pais e educadores devem fornecer exemplos diários de bom comportamento, agindo em suas vidas  de forma coerente com as regras passadas às crianças. O adulto pode educar dando bons exemplos de conduta e de valores aos seus filhos.
    Para Dora Lorch, o uso de violência e humilhação como ferramentas para educar uma criança produz seres humanos violentos e sem capacidade crítica. Abordando temas delicados do cotidiano familiar, como birras, medos, mentiras, vergonha, inconsciente e brincadeiras; a autora constrói um manual de como pais e profissionais da educação podem agir de forma positiva para educar a criança, contribuindo para a construção de um ser humano crítico e atuante em nossa sociedade.
    Recomendo a leitura desse livro, pois quanto mais estudamos e lemos sobre educação melhor será o desempenho de nosso papel de pais/educadores.

Boa leitura!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário