quarta-feira, 10 de abril de 2013

A educação infantil em nossas vidas

    Antes a escola era obrigatória somente a partir dos 6 anos, onde a realidade social permitia que as mulheres cuidassem exclusivamente da educação dos filhos até essa idade. Com o passar das décadas e as mudanças sociais, principalmente a entrada da mulher no mercado de trabalho, foram criados os berçários e maternais para assumirem essa responsabilidade. Contudo, matricular o filho no berçário e/ou maternal não era obrigatório por lei. 
    Atualmente existe uma nova proposta na educação infantil de educar as crianças desde cedo, sendo que há uma lei que torna obrigatória a matrícula de crianças a partir de 4 anos. O amadurecimento dessas novas propostas de educação, e a criação de novas leis, corroboram  a visão de que a educação de uma criança pode e deve começar a partir dos 4 meses. 
    Os cuidados começam no berçário, passando pelas etapas compreendidas como educação infantil. Essa educação antecipada, quando comparada aos modelos de décadas anteriores, propicia à criança uma formação social para toda a vida. A evolução do conhecimento, da compreensão do mundo, é estimulada pelo ambiente escolar, onde profissionais capacitados para essa função colocam a criança em contato com situações sociais e acadêmicas desafiadoras.
    Desde cedo a curiosidade é estimulada através de jogos, brincadeiras, músicas, reconhecimento de cores, letras e formas. Sem mencionar o desenvolvimento social propiciado pelo fato da criança estar em contato com outras crianças de sua idade e com adultos em um ambiente novo, rico em estímulos. A compreensão do mundo e o respeito pelo outro e pelas diferenças começam a ser construídos nessa idade.
    O desenvolvimento gerado por essas situações de aprendizagem e contato social despertará a autonomia e a criatividade da criança para enfrentar problemas e obstáculos que necessariamente existirão por toda a sua vida. Muitas escolas já contam com um projeto pedagógico sólido direcionado à primeira infância, contemplando todos os aspectos elencados no presente texto.
    Procure identificar a escola que mais se adapta as suas exigências na área educacional, com um a orientação individualizada, para que a criança seja feliz na escola se preparando para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário