quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sugestão de leitura: Rapunzel e o Quibungo


    Sempre lemos histórias de princesas vivendo em belíssimos castelos no alto de colinas. Princesas com pele branca, olhos azuis e loiras... Princesas cuja imagem acaba sendo muito distante da realidade de muitas meninas e mulheres ao redor do mundo. 
    Para crianças que lêem histórias infantis é muito importante existir um elemento de ligação entre elas e a história relatada pelo livro, e sem dúvida a aparência e/ou realidade dos personagens são os elementos de ligação mais fortes que existem. Sendo assim, histórias escritas por europeus retratando a realidade européia em diferentes momentos históricos não necessariamente apresentarão esses elementos de ligação. 
    Mesmo quando a história aborda um tema universal, que não necessariamente tem relação com a origem das personagens, uma proximidade com a realidade vivida pela criança facilita sua compreensão da mensagem que o livro pretende transmitir.
    Pensando nisso, Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho escreveram o livro intitulado Rapunzel e o Quibungo, com ilustrações de Walter Lara, publicado pela editora Mazza Edições. Nesse livro Rapunzel é uma menina negra, nascida na Bahia, que vive em uma torre feita de bambu. Suas frutas preferidas são cupuaçu, cajá e graviola.
    Ao longo da obra identifica-se em diversas situações a aproximação da história com a cultura brasileira, criando esse elemento de ligação para o jovem leitor. Essa aproximação tão evidente produz como consequência um envolvimento maior com a história, permitindo a criação de uma auto-estima individual e nacional mais sólida, já que a história valoriza elementos culturais do nosso dia a dia.
    Essa é uma excelente leitura. O Blog Super Mãe recomenda!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário