quarta-feira, 18 de setembro de 2013

É hora de escovar os dentes!!!

    Escovar os dentes após as refeições, fazer a higienização de forma correta... tarefa nada fácil para adultos, muito mais para crianças. Mesmo com o trabalho de conscientização sobre a necessidade da higiene oral realizada pelos órgãos competentes nas duas últimas décadas, sem mencionar os esforços dos dentistas e do Conselho de Odontologia, ainda há uma parcela da população que tem dificuldade em colocar a escovação após as refeições como prática habitual.
    Se um adulto encara a higiene oral com desdém, ou como uma obrigação chata, ele acabará passando essa visão para seus filhos. Ou seja, mesmo com o trabalho de conscientização citado anteriormente a criança aprenderá com seu modelo maior (os pais) a encarar a escovação negativamente, dificultando a inserção dessa prática tão simples em sua rotina.
    Os pais tem uma parcela grande de responsabilidade na construção do hábito de escovar os dentes após as refeições como algo divertido para a criança. Há diversas formas de facilitar a construção de uma imagem divertida, positiva do ato de escovar os dentes para as crianças, tais como: uma escova temática, como do Homem-Aranha ou do Bob Esponja; pasta de dentes com sabor, para que a criança sinta um gosto agradável para o seu paladar; fornecimento de um estojinho/necessaire para a criança guardar sua escova, sua pasta de dente e seu fio dental; incentivos verbais/elogios quando a criança escova os dentes corretamente; etc.
    Contudo, a principal ferramenta para desenvolver na criança o prazer em escovar os dentes é dar o exemplo, o modelo prático. Mostre aos seus filhos como você mesmo escova os dentes, como cada dente recebe atenção, como seu hálito fica cheiroso e seu sorriso brilhante.Torne o ato de escovar os dentes algo divertido, até mesmo um programa familiar repleto de risadas e brincadeiras... Incentive a escovação, elogie quando a criança espontaneamente quer escovar os dentes, coloque dentro do contexto da brincadeira a importância desse hábito.
    Dessa forma o que está ao alcance dos adultos fazer para que a criança goste de escovar os dentes e nunca se esqueça dessa responsabilidade será feito da melhor forma possível. Lembre-se que a melhor forma de ensinar algo ao seu filho é você dar o exemplo, pois você é muito importante na vida dele.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário