quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dia da criança: qual presente vou dar?

    O Dia das Crianças é uma data comemorada em diversos países, sendo que cada país escolhe uma data para celebrar a existência das crianças. No Brasil, a data escolhida para essa celebração foi o dia 12 de outubro.
    Seguindo o calendário promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a data para ser celebrado o Dia das Crianças é 20 de novembro. A UNICEF escolheu essa data porque no dia 20 de novembro de 1959 foi oficializado a Declaração dos Direitos da Criança. Esse documento estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo, como alimentação, educação e amor.  
   Querendo ou não, no Dia das Crianças diversos pais observam que seus filhos ficam agitados, esperando ansiosamente pelo presente ou presentes que irão ganhar. Ver o rosto de felicidade de um filho é um sentimento único para os pais, e o dia 12 de outubro acaba sendo repleto de sorrisos para as crianças que podem ganhar um presente. Contudo, a verdadeira dimensão do Dia das Crianças acaba sendo ofuscada pelos presentes.    
    Há questionamentos feitos por pensadores e por pessoas leigas da função dessa data em nossas vidas, e como ela atualmente acaba sendo associada a um feriado comercial, ligado apenas a compra de presentes para as crianças da família. Observa-se que o dia 12 acaba sendo uma mera troca de itens, sem que os adultos transmitam às crianças a importância de suas existências, e que o presente que um adulto pode e deve dar a uma criança não se restringe a um jogo de vídeo game, boneca ou personagem de ação.
    A intenção desse post não é dizer que está errado dar um presente a uma criança no seu dia, mas sim que além do presente é interessante mostrar aos pequenos o porque de existir esse dia, da importância da criança em nossas vidas, dos direitos que elas tem perante o mundo dos adultos. Nesse dia vale a pena dar como presente a uma criança não só um item comprado em uma loja, mas sim a atenção e o carinho de um adulto.
    Todos nós sabemos como a rotina é difícil, e como acabamos tendo pouco tempo para estar ao lado de nossos filhos. Acabamos em muitos momentos compensando nossa ausência física com presentes...Isso é fato! Mas nesse dia, além do brinquedo da moda, vamos dar amor e atenção aos nossos filhos estando ao lado deles durante todo o dia. Vamos organizar programas interessantes, entrar na brincadeira, viver ao lado deles. Dessa forma, e não através do presente comprado, a data se tornará inesquecível para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário