quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Antes de acabar o ano...Planejar o ano seguinte!!!

Autora: Sonia Nicolino - Pedagoga
E-mail para contato: sonianicolino@terra.com.br

    Em todas as escolas alunos e professores já estão vivendo o clima de final de ano. Ensaios para as apresentações e colações de grau, entrega de trabalhos e devolução das provas, cálculo das médias e recuperação. Daqui a poucos dias o ano letivo terá terminado e muitos se esquecerão completamente da educação das crianças, afinal de contas "o ano já acabou" e agora "vamos viver as festas de fim de ano". Contudo, quando se trata da educação de um jovem não podemos pensar dessa forma.
    Nesse momento do ano precisamos celebrar as metas alcançadas, observando quais conteúdos a criança conseguiu aprender ao longo do ano. Os conteúdos aprendidos não podem ser mensurados apenas através das avaliações mensais e bimestrais, mas ao longo do dia a dia escolar. Em trabalhos, tarefas de casa e de sala de aula podemos ter a percepção do que a criança aprendeu e quais foram as dificuldades encontradas.
    Ao analisar essas dificuldades, tanto os pais como os professores precisam identificar quais foram superadas e quais foram esquecidas ao longo do caminho. A partir destas constatações, pais e professores podem traçar um plano de ação para o ano seguinte tendo em vista que as dificuldades vividas no presente ano não interfiram negativamente nos novos conteúdos a serem aprendidos no próximo ano.
    Precisamos entender a educação como a construção de uma casa, onde cada pequeno tijolo é uma peça chave para que a construção fique sólida. Quando uma criança não aprende bem os conceitos de adição e subtração, por exemplo, haverá uma grande dificuldade ao longo da vida acadêmica dessa criança em Matemática, Física, Química e Geometria. Por essa razão precisamos estar atentos tanto ao conteúdo como a forma que ensinamos esse conteúdo, para que o aprendizado de fato ocorra. Sem decorebas ou colas....
    Educar significa pensar e planejar a todo o tempo o que estamos ensinando para os nossos filhos, a forma como fazemos e se de fato ele está crescendo na direção que consideramos correta de acordo com os nossos valores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário