quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Atividades educativas para o mês de janeiro

Autora: Sonia Nicolino - Pedagoga
E-mail para contato: sonianicolino@terra.com.br 

    Quando os filhos entram no período de férias há uma grande lacuna no dia a dia das crianças, porque eles acabam tendo um grande tempo livre sem nenhuma obrigação ou atividade programada. Com essa lacuna, associada ao excesso de energia que as crianças apresentam, alguns atritos dentro de casa podem ser vividos, atritos estes que podem estragar as férias dos pequenos e dos próprios pais. 
    Não só para as crianças, mas também para os adultos ficar em casa vários dias seguidos não é uma experiência agradável. Os filhos podem ficar entediados, irritados ou mesmo revoltados pelo fato dos pais não lhes proporcionar um período de férias diferente, estimulante, desafiador. 
    As férias existem dentro do calendário escolar como um período do ano onde a criança possa viver experiências diferentes, que fujam da rotina escolar e que possam estimular o desenvolvimento de habilidades e de interesses novos. É um momento de relaxar, de extravasar a energia e ser feliz.
    Nesse contexto não é interessante manter as crianças dentro de casa durante tantos dias, deixando-as simplesmente no computador ou jogando videogame. Sem menosprezar essas duas atividades, pois há dados científicos comprovando o fato de videogames e computadores agregarem no processo educacional e de desenvolvimento sensório-motor da criança. Os pais podem organizar uma agenda de atividades dentro e fora de casa para que o filho possa se divertir, e aprender.
    Na internet os adultos podem ter acesso ao calendário de atividades de centros de lazer públicos e privados, atividades lúdicas em bibliotecas e livrarias, exposições gratuitas e pagas, idas a lanchonetes e a praças,além é claro de situações que envolvam tecnologia de ponta e conexão com outras pessoas via internet. Um cronograma eclético vai abarcar desde as brincadeiras mais modernas, voltadas à tecnologia, até atividades mais tradicionais como queimada, pega-pega e usar o balanço da pracinha.
    Proporcionando essa diversidade de situações as férias serão um período estimulante para os jovens, envolvendo o lazer e o aprendizado/desenvolvimento de habilidades importantes para o crescimento saudável dos filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário