quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Sugestão de leitura: Sete cachorros amarelos


    Há um ditado que diz ser a grama do vizinho sempre mais verde que a grama do meu jardim. Esse ditado tenta mostrar ao ouvinte que o sentimento de invejar e cobiçar o que o outro possui parece ser algo inerente ao ser humano, estando sempre presente em nossas vidas. Mas será que esse ditado é verdadeiro?
    É fato que muitas pessoas sempre estão olhando para o lado, para as propriedades do outro, para as características e qualidades que o meu vizinho apresenta e que eu não tenho. Esse perfil de pessoa acaba desperdiçando sua vida cobiçando, invejando e em alguns casos destruindo o que o outro tem. Sem querer entrar na discussão de se esse sentimento é inerente a natureza humana ou não, é necessário mostrar ao nossos filhos como lidar com essa situação. 
    No livro intitulado Sete cachorros amarelos, de Silvana Rando, publicado pela Editora Brinquebook, há uma forma divertida de ensinar as nossas crianças a lidar com esse sentimento. Teodoro, personagem principal do livro, não vê a menor graça nas galinhas que sua mãe cria. Contudo, ele tem um fascínio tão grande pelos sete cachorros amarelos de sua vizinha que não consegue perceber como as galinhas são especiais. 
    Teodoro, tomado por esse sentimento, tenta roubar um dos mascotes de sua vizinha, que constantemente enumera para Teodoro as qualidades de seus cães, qualidades estas que não existem de fato (como mostram as ilustrações). Isso ocorre apesar das galinhas apresentarem para nosso personagem principal ao longo da história truques fantásticos, que fariam qualquer um de nós esquecer os sete cachorros amarelos. 
    Em um conto repleto de humor, onde as imagens mostram as contradições entre o que é dito e o que de fato é, Teodoro terá a oportunidade de aprender a apreciar o que ele tem. Será que ele vai aprender?

O Blog Super Mãe recomenda a leitura desse livro!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário