quarta-feira, 12 de março de 2014

Posso ser uma mãe bem sucedida profissionalmente?

    Será que quando somos mães podemos desejar ter uma carreira bem sucedida, ao mesmo tempo em que queremos ser boas mães, presentes no dia a dia de nossos filhos? Essa é uma dúvida presente não só em nós, mulheres, mas na sociedade como um todo. Há vários profissionais que defendem a coexistência dos papéis de mãe e de profissional com carreira sólida, mas no cotidiano podemos encontrar várias dificuldades para colocar essa ideia em prática.
    Em algumas entrevistas de trabalho, ou mesmo diante de competições dentro do ambiente corporativo por uma promoção, o fato de ser mãe pode ser visto de forma negativa. Algumas pessoas ainda preservam a mentalidade de que uma mulher que é mãe não consegue ter a mesma dedicação ao trabalho que uma mulher sem filhos, ou mesmo um homem... Sim, infelizmente ainda existem pessoas com essa postura.
    Mesmo com todos os avanços em nossa sociedade ainda existem pessoas com mentalidades antigas, muitas vezes limitadas ou mesmo preconceituosas. Livros, reportagens e personagens de novela podem dizer à sociedade que uma mulher pode ser ao mesmo tempo mãe e profissional bem sucedida, mas cabe a cada um de nós mudar concepções antigas e conseguir ver a verdadeira capacidade de cada mulher.
    Quando dizemos a nós mesmos que não podemos fazer algo cria-se uma possibilidade muito grande de não conseguirmos de fato concretizar nossos objetivos. Mesmo diante das dificuldades de ser mãe e profissional, de trabalhar para criar nossos filhos ao mesmo tempo em que trabalhamos fora de casa, é possível desempenhar os dois papéis.
    Precisamos organizar melhor nosso tempo, dividir as tarefas de casa de forma equilibrada para todos os membros da família, contar com o apoio das pessoas próximas, nos entregar 100% tanto aos momentos com os pequenos como aos momentos em que estamos trabalhando, e estar disposta a suar a camisa para poder conquistar o que se quer. Dificuldades existem, mas com vontade de ser bem sucedida tanto em casa como fora dela podemos ser tudo aquilo que queremos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário