quarta-feira, 16 de abril de 2014

Obesidade infantil - Parte 2

Autora: Dra. Elisabeth Fernandes - Pediatra Geral e Reumatologista Pediátrica
Mestre em Pediatria pela FMUSP e médica preceptora da pediatria da FUABC no Pronto Socorro Central de SBC
Atendimento em consultório particular em São Caetano do Sul

10 dicas para o seu filho querer comer de forma saudável:

1.       Não restrinja a comida. Restringir a comida aumenta o risco de sua criança desenvolver distúrbios alimentares no futuro como anorexia e bulimia. A restrição pode ter um efeito negativo no crescimento e desenvolvimento infantil.

2.       Crie um ambiente saudável em casa.  Este é um dos principais passos para tornar a criança saudável. Tenha sempre disponível em casa opções de alimentos saudáveis e não esqueça que as escolhas dos pais são exemplos para os filhos.

3.       Mantenha alimentos saudáveis a disposição das crianças. As crianças vão escolher o que estiver nos lugares baixos e de fácil acesso, sendo assim deixe frutas sempre visíveis ao invés de bolachas e doces. Lembre-se que as crianças só comerão o que tivermos disponível em casa. 

4.       Não rotule comidas “boas” ou “ruins”. Ensine para as crianças que a proteína é importante para o bom crescimento, assim como o cálcio do leite e derivados são importantes para os ossos.

5.       Elogie sempre as escolhas saudáveis. Dê um grande sorriso e mostre que a escolha feita pela criança foi a mais saudável e inteligente.

6.       Não brigue quando as crianças optarem por escolhas menos saudáveis. Se a criança escolher uma opção menos saudável, ignore, não dê atenção, não critique. Se a criança optar sempre pelas opções mais gordurosas como frituras e doces, redirecione a sua escolha. Mostre em casa outras opções do mesmo alimento como batata assada ao invés de frita. Se a criança pedir por um doce, ofereça frutas com uma pequena calda de chocolate e não uma barra inteira de chocolate.

7.       Nunca use comida como recompensa. Recompense as crianças com brincadeiras, atividade física ou um passeio num parque.

8.       Sente-se à mesa para jantar em família todos juntos. Se isso não é um hábito em casa, deveria ser. Pesquisas mostram que crianças que jantam à mesa com os seus pais tem hábitos mais saudáveis e menos propensão à obesidade. Esforce-se para jantar com as crianças à mesa ao menos 1 vez por semana, e gradativamente aumente para 3 a 4 vezes até que o hábito seja criado.

9.       Prepare pratos na cozinha junto com as crianças. Faça receitas saudáveis e coloridas próprias para as crianças. Isso incentiva as crianças a comerem de forma mais saudável e de maneira mais divertida.

10.   Dê alguns direitos de escolha para as crianças. Coloque no prato 3 a 4 tipos de legumes ou saladas e peça para eles darem uma nota para cada item. Os que eles menos gostarem, pode ser oferecido menos vezes na semana.

     Diante do aumento na frequência do excesso de peso e obesidade entre crianças e adolescentes, o diagnóstico do estado nutricional em crianças e adolescentes deve fazer parte da avaliação de rotina de todos os pediatras em todas as consultas.
   
   Prevenção da obesidade requer uma alteração no estilo de vida social/cultural desde a infância. 


    Fontes:

1.        Centers for Disease Control and Prevention,SA.http://www.cdc.gov/obesity/index.html
2.    Obesidade na infância e adolescência – manual de orientação – Departamento cientifico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria 2008.
3.        Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO – fevreiro 2011


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