quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Conheça os benefícios da acupuntura para a gestação

Autora: Valentina Nogueira Sanches - Graduada em Comunicação Social, com Pós graduação em Redação Jornalística
  
          Diminuição das variações hormonais, combate à depressão pós parto e ao desconforto causado pelos inchaços. Estes são alguns dos benefícios da acupuntura, que pode ser usada na gravidez como tratamento complementar para problemas físicos e emocionais. 


A acupuntura é uma prática terapêutica inspirada na medicina chinesa tradicional. O objetivo é harmonizar o fluxo de energia do corpo através do estímulo de pontos específicos com penetração de finas agulhas na pele. Essa técnica busca tratar o indivíduo como um todo, equilibrando a mente, o corpo e o espírito.
O tratamento na gravidez é recomendado durante os nove meses, porém deve ser utilizado como medicina complementar e só pode ser feito por profissionais qualificados, já que estimular determinados pontos pode provocar contrações uterinas. Vale lembrar que a acupuntura é uma especialidade reconhecida pela farmácia, enfermagem, fisioterapia e medicina, e pode ser feita por estes profissionais após preparação específica.
A indicação do tratamento é em todas as fases da gravidez. Para quem pretende engravidar, ela pode ajudar no aumento da fertilidade. Aliada a técnicas de reprodução assistida, a acupuntura aumenta de 23% a 26% para cerca de 50% as chances de uma gravidez. Nos homens que fazem acupuntura, as chances de engravidar a parceira também aumentam.
Durante a gestação, entre os benefícios estão o tratamento de enjoos, insônia, diminuição do risco de aborto espontâneo, alívio de dores, melhora na retenção urinária e redução da ansiedade.
No último mês de gestação ela também é indicada. Estudos apontam que, se o bebê estiver sentado, a acupuntura pode ajudar na mudança para a posição correta do parto normal.
Após o parto ela ajuda no aumento da produção de leite e no endurecimento das mamas, além de auxiliar na redução dos sintomas da depressão pós parto. De acordo com pesquisa do departamento de Psicologia da Universidade do Arizona (EUA), de 150 gestantes diagnosticadas com depressão, 63% das que foram tratadas com acupuntura por dois meses reduziram os sintomas depressivos em pelo menos 50%.
Até o emagrecimento no pós parto é influenciado pelas agulhas, com média de perda de 3 kg a menos para quem faz acupuntura.

Converse com seu médico, procure um profissional de confiança e experimente! Mas lembre-se: para conseguir resultados é preciso um tratamento contínuo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário