quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A importância do segundo professor em sala de aula

Autora: Sonia Nicolino - Pedagoga
E-mail para contato: sonianicolino@terra.com.br

    Muitas vezes os pais acabam confundindo, ou mesmo menosprezando o papel da segunda professora ou da professora assistente em sala de aula. Acredito que a escola e os próprios responsáveis pela educação no Brasil muitas vezes não conseguem transmitir ao público o real papel desses profissionais dentro da dinâmica de ensino. O objetivo do presente texto é refletir sobre o papel do segundo professor na escola.
       Dentro de uma sala de aula há uma série de atividades a serem desempenhadas pelo professor, que nem sempre se referem a educar as crianças e os adolescentes. Há uma burocracia gigantesca dentro da educação em nosso país, uma vez que o professor precisa redigir diversos relatórios, documentos, participar de reuniões e de atividades que nem sempre agregam ao produto final, a saber - educação de qualidade. 
    A educação precisa renovar-se, tanto burocraticamente como metodologicamente. Por isso dou importância ao segundo professor em sala de aula. Por não ter que cumprir as obrigações burocráticas do titular da sala, o segundo professor poderá observar com mais atenção as individualidades de cada criança. Em outras palavras, enquanto o professor titular executa uma aula que foi exaustivamente planejada, o segundo professor estará atento à forma como cada criança está aprendendo o conteúdo ensinado.
    A mais importante função do segundo professor é poder, em casos de necessidade, dedicar atenção especial aos alunos que apresentam dificuldades. Essa atenção pode ser uma explicação do conteúdo ensinado pelo professor de forma diferente, que facilite a compreensão do aluno; elaborar e aplicar um exercício extra; tirar dúvidas dos alunos tendo a mesma capacitação técnica de um professor titular; além de observar a sala de aula durante as atividades pedagógicas e transmitir ao professor titular informações que podem ser utilizadas para melhorar a eficácia das aulas.
    Dois professores em sala de aula, com a mesma capacitação técnica, tornam o dia a dia mais dinâmico, com os alunos podendo participar mais das aulas, sendo mais ouvidos e melhor atendidos, Com dois professores se questionando constantemente sobre como tornar a aula mais eficaz quem ganha é o aluno e a educação como um todo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário