quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Entrevista com a pedagoga Sonia Nicolino - Parte 1

Entrevistada: Sonia Nicolino - Professora e Pedagoga formada pela Faculdades Integradas Campos Salles.
E-mail para contato: sonianicolino@terra.com.br

Blog Super Mãe: Como está a educação no Brasil?

Sonia Nicolino: A educação no Brasil está buscando novas referências, novas técnicas baseadas tanto em estudos produzidos por pesquisadores brasileiros como estrangeiros. Há estudos muito interessantes, buscando dinamizar o ambiente de ensino através das tecnologias. Acredito que podemos tornar o ambiente em sala de aula muito mais interessante para o aluno, estimulando o processo de aprendizagem.

Blog Super Mãe: Como se daria essa dinamização do ambiente de ensino?

Sonia Nicolino: Quando preparo  um material de apoio, uma aula de reforço para uma criança, busco tornar o conteúdo a ser ensinado o mais próximo possível do dia a dia dela. Se a criança perceber a relevância para a sua vida de aprender determinado conteúdo o aprendizado se dará sem grandes sofrimentos. A tecnologia facilita esse processo porque há diversas atividades em aplicativos para celular ou tablet, além de vídeos que traduzem conteúdos de difícil compreensão em atividades interessantes para o aluno.

Blog Super Mãe: As crianças estão mais dispostas a estudar?

Sonia Nicolino: Depende do formato do conteúdo a ser estudado. A internet disponibiliza um mundo de informações para a criança e o adolescente em diferentes formatos. Para todos os gostos. Enquanto isso a escola ainda apresenta dificuldades burocráticas para implementar mudanças no formato das aulas. Muitas alterações, inovações dentro de sala de aula já estão sendo feitas pelo Brasil e pelo mundo, mas nada supera a velocidade da internet. A escola acaba perdendo espaço para outras formas de aprendizagem.

Blog Super Mãe: O que podemos fazer para mudar esse cenário?

Sonia Nicolino: Simplesmente trazer a internet para dentro da sala de aula não é o caminho. É preciso que o professor mergulhe na rede, esteja antenado no que acontece no mundo e como esses conteúdos são retratados nos principais sites acessados pelos seus alunos. Trazer para a sala de aula a conexão entre o que as crianças e adolescentes vêem pela internet e os conteúdos acadêmicos que devem ser ensinados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário