quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Entrevista com a pedagoga Sonia Nicolino - Parte 2

Entrevistada: Sonia Nicolino - Professora e Pedagoga formada pela Faculdades Integradas Campos Salles.
E-mail para contato: sonianicolino@terra.com.br

Blog Super Mãe: Você conhece a atuação de educadores/professores dentro de cursos pré vestibulares?

Sonia Nicolino: Eu conheço e admiro o trabalho desses profissionais. Eles levam em conta vários estudos da Neurologia e da Psicologia que comprovam que a memória é afetiva. Para que um conteúdo seja fixado na memória de uma pessoa o valor afetivo deste conteúdo pode determinar se ele será bem fixado ou não. Os professores dos cursos pré vestibulares dinamizam as aulas, tornando-as divertidas e atraentes para os jovens. 

Blog Super Mãe: Esse seria um bom exemplo de dinamização do ambiente de ensino?

Sonia Nicolino: Sem dúvida! Dinamizar o ambiente de ensino envolve trazer para o ambiente novas tecnologias que possam facilitar a aprendizagem dos alunos. Trazer a internet para a sala de aula, tornar o conteúdo mais próximo do dia a dia do aluno, e sem dúvida a linguagem do professor podem e favorecem o processo de aprendizagem. A forma como o professor se dirige aos alunos influencia o desempenho do estudante.

Blog Super Mãe: Como assim?

Sonia Nicolino: A forma como o educador se porta em sala de aula determina o interesse do aluno pela matéria. A linguagem do professor, a forma como ele dá a aula, se é brincalhão ou não, se evoca sentimentos positivos nos alunos podem favorecer o processo de aprendizagem do jovem . O exemplo do professor dos cursos pré vestibulares é prova viva do que estou defendendo. Ele sem dúvida é um líder dentro da sala de aula, tem o respeito dos alunos... Mas ao mesmo tempo ele se envolve com eles, sabe as dúvidas, angústias e anseios dos jovens... Sabe o que seus alunos vivem, e por isso mexe com suas emoções. Ele acaba criando um cenário ideal, onde um conteúdo de difícil compreensão acaba pareado com uma brincadeira, um sentimento positivo ou mesmo uma música engraçada. 

Blog Super Mãe: O professor do século 21 precisa se envolver mais com seus alunos?

Sonia Nicolino: Sim, pois se ele não se envolver não poderá cobrar dos jovens que eles se envolvam com o processo de aprendizagem. O professor é um modelo para seus alunos... Um professor frio, distante ou autoritário produzirá em seus alunos comportamentos negativos que irão dificultar o ato de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário