quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Entrevista com o Professor Delane Botelho - Parte 1

Delane Botelho é professor adjunto e pesquisador na área de Mercadologia na Fundação Getúlio Vargas.


Blog Super Mãe: Qual a formação do professor? Quais áreas você tem mais interesse enquanto pesquisador?

Professor Delane: Minha formação é engenharia, mas meu mestrado e doutorado foram em administração e marketing. Com o doutorado me especializei em comportamento de consumo.
  

Blog Super Mãe: Conte-nos um pouco da sua linha de pesquisa. O que o professor e sua equipe vem pesquisando?

Professor Delane: Minha linha de pesquisa é sobre comportamento do consumidor, mais especificamente sobre transformative consumer research TCR (pesquisa baseada em teorias que examinam os problemas ao nível do grupo e do indivíduo e oportunidades relacionados ao consumo, com o objetivo de melhorar o bem-estar do consumidor.). Tradicionalmente as pesquisas em comportamento do consumidor visavam entender o consumidor para que as empresas pudessem melhor atendê-los, ou mesmo interferir em seu comportamento, visando o aumento de lucros.  Esta nova perspectiva do estudo do comportamento do consumidor visa primordialmente compreender o bem-estar do consumidor e qualidade de vida de todos afetados pelo consumo


Blog Super Mãe: Como essa pesquisa pode contribuir com o público em geral?

Professor Delane: A pesquisa específica que estamos conduzindo agora refere-se à relação entre culpa e comportamento de consumo de mães, com filhos entre 4 e 12 anos. Muitas vezes a culpa foi estudada como um consequente do consumo (por exemplo, consome-se e sente-se culpado, no típico caso do consumo de chocolates, fast food ou um produto muito caro). Mas agora estamos estudando a culpa como um antecedente do consumo, no caso de mães que têm pouco tempo para os filhos e uma forma de redução desta culpa é via consumo de produtos supérfluos para agradar aos filhos. Nossa contribuição se baseia na compreensão do fenômeno (se isto realmente ocorre e porquê). 


Blog Super Mãe: Há muitas pesquisas nessa área?

Professor Delane: A área de TCR já apresenta bastante pesquisas no mundo inteiro, incluindo temas como vulnerabilidade do consumidor, produtos falsificados, produtos perigosos para consumidores menos favorecidos (produtos mais baratos mas com baixíssima qualidade), carência de bens sociais (como transporte público) etc. Mas a área de estudo de culpa em consumo, sobretudo a culpa como antecedente do consumo, ainda é muito incipiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário