quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Ensinar nossos filhos a economizar água

    Em tempos de falta de chuvas em nossas cidades e falta de água em nossas torneiras as pessoas que comandam nossos estados e as empresas de distribuição e tratamento de água encaram sérios problemas para manter em níveis normais a distribuição de água potável para as nossas famílias. Sem entrar no mérito de condição climática e planejamento em relação ao tema se faz necessário mudar certos hábitos dentro de casa.
    Nossos filhos crescem dentro de uma geração que tem consciência dos problemas ambientais, da poluição e da necessidade de preservar o meio ambiente. Contudo, muitas vezes dentro de casa ainda não conseguimos preservar nossos recursos naturais. Nossos filhos acabam assimilando hábitos dos adultos que viveram em outro momento do planeta, onde essa preocupação não era divulgada.
    A mudança dos hábitos em relação ao consumo de água precisa ser feita pelos adultos e pelas crianças, para que todos possam contribuir com a preservação dos nossos recursos hídricos. Podemos utilizar a internet para descobrir a melhor maneira de economizar água, como tempo máximo debaixo do chuveiro, reutilização da água utilizada para lavar roupas na lavagem do quintal e no vaso sanitário, reforma de encanamentos que apresentam vazamentos, entre outras medidas amplamente divulgadas.
    Os pais podem sentar com os filhos para apresentar estas propostas, discutindo a responsabilidade de cada um dentro de casa para alcançar os objetivos de economia. Muitas vezes o reforçamento positivo do objetivo alcançado (recompensas para quem cumprir suas responsabilidades) pode ser utilizado para incentivar o engajamento de cada membro da família na economia de água.
    Todos nós podemos e devemos ajudar o nosso planeta não desperdiçando água, não só no momento atual onde várias cidades brasileiras enfrentam falta de água, mas sempre! O planeta precisa ser bem cuidado, e as novas gerações precisam de incentivo dos adultos, e não só das informações que eles já possuem, para poderem cuidar bem da natureza e poder mudar o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário