quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Entrevista com o Psicólogo Victor Nicolino

Entrevistado: Victor Nicolino Faria - Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Fundador da EPCO - Equipe Psicológica Cândido de Oliveira, pesquisador e autor de publicações científicas sobre Psicologia. CRP 06/98407
Tel: (11) 99623-6496

Blog Super Mãe: Neste ano inauguramos uma nova seção em nosso site, chamada Psicólogo Responde. Como você recebeu o convite para fazer parte desta ideia.

Victor Nicolino: Já participei do Blog Super Mãe em outras oportunidades, tanto sendo entrevistado como escrevendo textos para a seção Opiniões de Profissionais. Para mim estas experiências anteriores foram muito gratificantes, pois recebi feedbacks positivos das leitoras. Quando O Blog Super Mãe me procurou para saber se eu gostaria de ser o psicólogo responsável por responder as dúvidas das leitoras, a minha resposta só poderia ser a seguinte pergunta: Quando começamos?  

Blog Super Mãe: No que consiste a seção Psicólogo responde?

Victor Nicolino: Os leitores e leitoras do Blog podem esclarecer dúvidas sobre desenvolvimento infantil, educação, relacionamento com o parceiro ou com os filhos, conceitos de família, etc. Ou seja, toda e qualquer dúvida que tenham e que possa ser respondida pela Psicologia. Basta enviar um e-mail para blogsupermae@gmail.com com sua dúvida e aguardar a minha resposta que será publicada no Blog Super Mãe todas segundas.

Blog Super Mãe: Qual a importância deste espaço?

Victor Nicolino: No dia a dia, quando estamos lidando com nossas famílias, trabalho, filhos e com nós mesmos, surgem várias dúvidas, sentimentos e muitas vezes culpas. Estas questões precisam ser esclarecidas para que possamos seguir enfrente com nossas vidas, dando o nosso melhor para que todos ao nosso redor, inclusive nós mesmos, tenhamos uma vida saudável.

Blog Super Mãe: É possível ser feliz na sociedade em que vivemos?

Victor Nicolino: Esta é uma ótima pergunta! Ser ou não possível alcançar a felicidade vai depender do que consideramos ser felicidade. Se para a Ana, por exemplo, felicidade é a ausência plena de problemas, então para a Ana minha resposta seria não. 

Blog Super Mãe: Como assim?

Victor Nicolino: A felicidade pode ser o estado de espírito do ser humano onde mesmo diante de adversidades há um esforço da pessoa em buscar situações que lhe deem prazer. Felicidade é ser ativo diante da vida, resolvendo os problemas do cotidiano ao mesmo tempo que mantemos nossa saúde física, mental e social. Para tanto a pessoa tem a consciência do que lhe faz bem, lhe dá prazer, e no cotidiano busca equilibrar situações não prazerosas com situações prazerosas. Faz sentido?


Blog Super Mãe:  Então a sua resposta seria que é possível ser feliz?


Victor Nicolino: Sim, sem dúvida! Mas a felicidade não bate à nossa porta ou nos manda uma mensagem via celular. Felicidade é uma construção que passa por nos conhecermos melhor, entendermos nossas emoções e mecanismos psicológicos.

Blog Super Mãe:  A seção Psicólogo responde pode ajudar as pessoas na busca de felicidade?



Victor Nicolino: Claro, pois é através do questionamento dos porquês de fazermos o que fazemos, pensarmos o que pensamos e sentirmos o que sentimos que entendemos melhor a nós mesmos. Desta compreensão podemos ser ativos na construção da felicidade, equilibrando as situações não prazerosas com situações prazerosas. Viver de forma saudável é viver equilibrado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário