quinta-feira, 24 de março de 2016

Agenda Cultural

Páscoa de colégio paulistano segue tradição alemã e tem aulas de culinária, pintura de ovos e caça
Além de estudar o significado histórico da data, os alunos produzem um cardápio pascoal composto por pão em forma de coelho, trança de páscoa e biscoitos

Por trás das diferentes atividades organizadas no Colégio Humboldt no período da Páscoa, além do plano de fundo pedagógico, está o ensino da multiculturalidade através da Páscoa Alemã, que mistura elementos das tradições germânicas com a cristã e com a mitologia grega. Na semana que antecede o feriado, as crianças produzem, em uma aula de culinária, pratos típicos da páscoa germânica como pães e biscoitos doces e vão pintar muitos ovos com técnicas variadas de artesanato.


Porém o momento mais aguardado por todos nesta época é a visita simbólica do coelhinho, que esconde ovos de chocolate no imenso jardim, para serem procurados por todas as acrianças, com muito entusiasmo, alegria e encanto. Esta é uma tradição obrigatória na Alemanha. Os pequenos também vão estudar o significado de símbolos como o ovo de Páscoa, e vão participar de brincadeiras ligadas ao tema.

As aulas de culinária são realizadas na cozinha da escola, que é toda projetada para as crianças. Os alunos, com a ajuda dos professores, produzem todo o cardápio pascoal que é composto por pão em forma de coelho, trança de páscoa e biscoitos. As crianças põem a mão na massa literalmente: preparam as assadeiras, arrumam a mesa, cozinham e, claro, experimentam a comida feita por elas.

 Elemento muito importante na Páscoa germânica, o ovo está presente nas comidas alemãs, na decoração e nas brincadeiras com as crianças. A tradição de procurá-los no jardim, por exemplo, está baseada na crença dos alemães, e de outros povos antigos, de que o ovo é o símbolo da fertilidade e da vida. Os pais são instruídos a enviarem à escola seis ovos sem o conteúdo, ou seja, apenas as cascas inteiras. Estas serão trabalhadas e enfeitadas pelas crianças.
“Apresentamos diferentes técnicas de pintar os ovinhos às crianças com o objetivo de desenvolver nelas a criatividade, atenção, motricidade fina, bem como a arte em si e o simbolismo da Páscoa”, afirma Mariane Bischof, coordenadora da Educação Infantil e 1º Ano do Humboldt. Cada classe decide, assim, de que forma os ovos pintados irão compor o artesanato de Páscoa, que segue para casa. Mobiles, decoração de mesa, corpo de coelhinho, árvore pascoal e muito mais irão enfeitar, assim, os lares nesta importante data.
Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt, que este ano comemora 100 anos, está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a 1.200 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngüe e multicultural (português/alemão) e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com a Humboldt Formação Profissional Dual, cursos técnicos e tecnológicos em gestão pós ensino médio.




Festival de Teatro e peças infantis tomam conta do Shopping Estação



O Shopping Estação se transforma em palco do maior festival de teatro da América Latina, o Festival de Curitiba, que acontece entre os dias 22 de março e 03 de abril. Os espetáculos acontecem no Teatro Regina Vogue, no piso G2.

 Um dos destaques da programação, a peça O Pequeno Príncipe, inspirado no livro clássico do autor francês Antoine de Sain-Exupéry, narra a história de um aviador que quer ser escritor e decide relatar o inesperado encontro com o Pequeno Príncipe, que o leva a uma mágica viagem através das estrelas e a refletir sobre a vida. A montagem acontece nos dias 27 de março e 2 e 3 de abril, às 16 h.

A seleção do elenco infantil gerou grande repercussão na cidade, pois quase 100 crianças se inscreveram para concorrer às duas vagas para interpretar o protagonista.  A peça marca os 30 anos da Regina Vogue em produções infantis e também homenageia a obra, que caiu em domínio público em 2015. Parte da renda da bilheteria será revertida para o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR).

Nas mesmas datas, o público infantil vai se divertir com outra produção do Regina Vogue, a peça "Bita e os animais", baseada na sensação do Discovery Kids, Netflix e Youtube. Bita vive na Galáxia Alegria, ao lado dos planetas Música e Circo e de outros astros divertidos. Ele promove aos seus amiguinhos experiências de aprendizado de forma leve e atrativa, levando o público em uma viagem ao mundo dos animais.

Programação infantil - Faz de Conta e Dr. Botica

Além da programação do Festival de Teatro, no teatro Regina Vogue, o Shopping Estação promove todos os finais de semana uma programação completa com muita diversão e aprendizado para as crianças.

Aos sábados, sempre às 16h, a criançada toma conta do Espaço de Eventos do Shopping, com os espetáculos do Faz de Conta. No dia 19, a cantora Alexandra Scotti e o pianista André Collini  apresentam o rico universo musical brasileiro aos pequenos, como os personagens Docinha e Vovô Minhoca, intercalando clássicos da MPB com curiosidades de sua história.

No dia 26, véspera de Páscoa, o Faz de Conta e o Teatro de Bonecos Dr. Botica promovem o espetáculo especial “Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?”, que conta a história do coelho e outros símbolos pascais, além de apresentar as canções tradicionais da data.

Todos os sábados e domingos, com sessões às 13, 15 e 17 horas, o Dr. Botica apresenta espetáculos especialmente para as crianças. A peça “O Chinês e o Dragão”, nos dias 19 e 20 de março, conta a história de superação do pescador Chan. Nos dias 26 e 27, a peça “Traquinagens” traz uma técnica pouco utilizada no Brasil, a pantomima de animação. A história mostra o cotidiano de um pequeno clown e de um ratinho.

No dia 02 e 03 de abril, a criançada se diverte e aprende a necessidade da tolerância em "O Rato", peça que narra a relação entre um rato e um bebê e remete a lógica dos contos de fadas, mas de modo invertido.

Shopping Estação - Informações

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)
(41) 3094-5300

Teatro Regina Vogue
(41) 2101- 8292 

Teatro de Bonecos Dr. Botica
Contato: (41) 3323-7881

VOLTA ÀS AULAS NA COMPANHIA ATHLETICA
Para aproveitar o ritmo de volta às aulas, a Companhia Athletica está com uma programação especial para crianças e adolescentes 

Academia para as crianças? Sim! Além de uma ampla infraestrutura para os adultos a Companhia Athletica Curitiba também disponibiliza um espaço da academia destinado somente às crianças e aos adolescentes de até 14 anos. Com o objetivo de oferecer as melhores modalidades aos pequenos com o acompanhamento de profissionais qualificados, a academia desenvolveu um programa especial destinado ao público mirim.
São diversas atividades como Parkour, Hopping, Zumba, Lutas e atividades circenses como Trapézio, Tecido, Marinho, Lira, Mini-tramp, entre outras. De acordo com Luiz Otávio do Carmo de Almeida, responsável pelos Programas Kids e Teens da Companhia Athletica, todos os equipamentos necessários para o treinamento e modalidades são desenhados exclusivamente para a faixa etária. “Tudo é pensado para que eles desenvolvam múltiplas habilidades e criem o hábito saudável de praticar atividades físicas regularmente, em um ambiente climatizado, seguro e com supervisão de profissionais especializados”, afirma.
As aulas têm como foco o desenvolvimento motor e intelectual das crianças, além do ensinamento de valores como disciplina, espírito de equipe e cooperação; tudo para ajudá-las também no desempenho escolar.
Informações como valores e horários podem ser obtidas na Companhia Athletica ou pelo telefone (41) 3241-5000. As novidades da academia também podem ser vistas pelas redes sociais, no Facebook e no Instagram.
Um pouco sobre a Companhia Athletica
Presente no mercado há 30 anos, a Companhia Athletica conta com 18 unidades distribuídas pelo Brasil. Com o conceito de academia completa, reúne em um único ambiente opções para cada necessidade. A unidade em Curitiba, localizada no ParkshoppingBarigüi, no Piso G6, tem cerca de três mil metros quadrados de área construída, cinco salas e diversas aulas de luta e aeróbica. Como diferenciais da unidade, estão: salas climatizadas, espaço destinado às crianças e programa de exercícios físicos desenvolvidos, especialmente, para a faixa etária de 9 a 14 anos.
  
Serviço:
Academia Companhia Athletica
ParkshoppingBarigüi
Piso G6
(41) 3241-5000

Nenhum comentário:

Postar um comentário