quinta-feira, 31 de março de 2016

Agenda Cultural

31 de março é o Dia Mundial da Nutrição: arroz com feijão continua sendo a combinação ideal de vitaminas e nutrientes


 

Devido à falta de informação, a dupla tradicional no cardápio brasileiro tem sido substituída por lanches e erroneamente tachada como engordativa; com 11 tipos de grãos, todos com controle de resíduos de agrotóxico, Broto Legal orienta pais que muitas vezes substituem alimento por guloseimas

31 de março é o Dia Mundial da Saúde e Nutrição. A data faz parte do calendário do Ministério da Saúde e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. E falar de boa alimentação é falar da dupla mais famosa na mesa dos brasileiros: arroz com feijão. Além do preço acessível, é um prato que atende as necessidades nutricionais do organismo e, segundo os nutricionistas, os dois juntos formam um pacote completo de vitaminas e nutrientes. O carboidrato do arroz tem a energia que uma pessoa precisa para enfrentar a rotina do dia a dia e a proteína e o ferro do feijão fazem bem principalmente para intestino, coração e sistema imunológico. 

A nutricionista Carolina Chuichmam explica que o arroz com feijão é uma combinação única, que não se encontra em outros alimentos. Ela recomenda o consumo diário: “As crianças entre quatro a oito anos podem ingerir a proporção de duas colheres de sopa de arroz para uma de feijão. A recomendação diária nutricional aumenta conforme a idade, prática de atividade física e outros fatores que envolvem o crescimento”, diz.  A dupla arroz-feijão conta ainda com a abundância de vitaminas do complexo B e cálcio, importantes para a manutenção das células, fortalecimento dos ossos, cabelos e unhas, reparação muscular e prevenção de doenças, como anemia e diabetes.



“São muitos benefícios em um prato só e a maior parte da população sabe disso, por isso consume arroz e feijão de maneira constante. Infelizmente, e notamos isso até pelos e-mails que recebemos na empresa, às vezes alguns pais têm dificuldade em dar o arroz e feijão porque a criança prefere fast food ou guloseimas, ou ainda prefere dar um lance de tarde porque acha que jantar arroz e feijão engorda, o que é um engano”, destaca Vitor Fujisawa, diretor da Broto Legal, líder de vendas de feijão e arroz  no Interior Paulista.  A Broto possui quatro tipos de arroz,: agulhinha, integral, parboilizado, arbóreo e cateto integral. A variedade de feijão é ainda maior. Ao todo são sete tipos: carioca, preto, branco, rajado, bolinha, rosinha e jalo. Todos os grãos possuem controle de resíduo de agrotóxicos pelo Instituto Biológico de São Paulo. 

A nutricionista confirma que achar que o arroz e feijão engordam é um mito e que esses alimentos não devem ser retirados do cotidiano das crianças, pelo contrário. “O consumo do arroz com feijão promove saciedade, evitando com que a criança recorra o consumo de alimentos ultraprocessados - como biscoitos, bolachas, salgadinhos, fritura, fast-food, refrigerantes etc. - para suprir sua necessidade energética. O aumento do colesterol e do peso está relacionado ao consumo desses alimentos ultraprocessados e do sedentarismo”, alerta.

Quanto à aceitação do prato em si, Carolina destaca que a dificuldade maior para os pais muitas vezes é iniciar as crianças nos alimentos saudáveis. De acordo com ela, o exemplo deve vir da família: é necessário que toda a família coma de maneira saudável para que a criança se espelhe no grupo e não associe o alimento a uma imposição.

Ela também sugere fazer pratos devem ser coloridos e chamativos para atrair a atenção da criança e lembra que o arroz integral é ainda mais saudável para o consumo. Como o sabor não é muito aceito pelas crianças, uma dica é misturar o arroz integral no arroz branco aos poucos e ir reduzindo gradativamente a quantidade do segundo. Outra dica para os pais é misturar verduras e legumes ao arroz para a criança que tem dificuldades em comer esses alimentos.

Carolina destaca que a partir de nove meses de idade os pais  já podem começar a introduzir o consumo do arroz bem cozido com caldo do feijão. “E a partir dos 12 meses pode se incluir os grãos. Já o consumo entre os pré-adolescentes e adolescentes, entre nove a 14 anos, deve ser, em média, de três colheres de sopa de arroz para uma colher e meia de feijão. O melhor é que não há contraindicação de consumo.”



Arroz integral ou branco?
Carolina explica qual o melhor para as crianças: “O arroz integral pode ser oferecido aos bebês a partir dos seis meses, quando dá início a alimentação complementar. No entanto, este arroz é mais rígido, pois preserva a casquinha no processo de beneficiamento. O que é bom, pois essa casquinha possui nutriente e fibras bem relevantes para a saúde do bebê. Porém, por este motivo, o primeiro arroz que o bebê for comer pode ser mais macio”.

A nutricionista Carolina Chuichmam  finaliza dando uma sugestão de um cardápio para crianças de cinco a oito anos:

2 colheres de sopa de arroz branco/integral;
2 colheres de sopa de feijão (50% grãos e 50% caldo);
1 hambúrguer de carne moída assado ou 2 colheres de sopa de lagarto desfiado com cenouras em cubinhos ou iscas de frango grelhadas ou 1/2 filé de pescada cozido no vapor com cenouras baby e vagens, ao alho e óleo;
Salada de alface e tomates cereja;

Sobremesa: uma fruta.


SHOPPING MUELLER RECEBE CINEMATERNA E BATE-PAPO COM MÃES



Na última quinta-feira (17), a Cinemark, do Shopping Mueller, recebeu mamães e seus bebês para mais uma sessão do projeto CineMaterna. O filmeConvergente, da série Divergente, foi escolhido pelas próprias participantes por meio de uma enquete realizada no site do CineMaterna. O Shopping Mueller ainda ofereceu a entrada para as dez primeiras mães com bebês de até 18 meses que apresentaram a foto de divulgação da campanha.

Nas sessões do CineMaterna as salas de cinema têm volume reduzido, trocadores de fraldas, ar condicionado suave, ambiente levemente iluminado, além de tapetes emborrachados para que as mães e bebês fiquem mais à vontade no chão. Após a sessão, as participantes foram convidadas para estender a tarde, em um bate-papo na loja PB Kids Baby. As fotos da última sessão estão no link:http://lucylima.com.br/fotografia/?gallery=shop-mueller-1703

A próxima sessão do CineMaterna no Shopping Mueller será no dia 14 de abril. O filme poderá ser escolhido a partir de votação pelo link:http://www.cinematerna.org.br/

SERVIÇO:

Shopping Mueller

LOCAL: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico

TELEFONE: 41 3074-1000




Instagram: @muellercwb




LOOKS BOHO E STREETINFANTIS NO OUTONO/INVERNO 2016

Coturnos, botas com franjas, coletes e peças em jeans tomaram conta das vitrines do Shopping Estação

O outono chegou e as lojas infantis já estão cheias de novidades.  Os estilos boho street que dominaram os looks dos adultos mais antenados em 2015 agora são os hits no guarda-roupa dos pequenos. Coturnos, galochas, coletes, vestidos longos e muito jeans são tendências para as crianças neste outono/inverno 2016.

As vitrines do Shopping Estação já entraram nessa onda e apresentam diversas opções para deixar qualquer criança com produções modernas, caprichadas e quentinha para os dias de frio ou chuva.

Na PUC, os coturnos masculinos fazem o maior sucesso e têm grande saída. Os vestidos longos e botas de franja são a aposta da marca para os looks femininos. As camisas jeans e coletes de matelassé são peças-chave tanto para meninos quanto para meninas.

Os coletes com pelo sintético vieram com força total nesta temporada e reforçam o estilo boho da estação. Nas lojas Riachuelo e Kid Stok, diversas opções do modelo podem ser encontradas.

Na loja da Havaianas, as crianças ficam ainda mais estilosas no dias chuvosos com a galocha da linha Kids&Baby. Além de confortáveis e seguros, há diversas cores do calçado e até opções com glitter.

Os conjuntos infantis, eternos nos guarda-roupas infantis, também se adequaram às tendências da temporada. Na Kidstok, meninos encontram calça de sarja e camisa xadrez. As meninas encontram na Armazém da Criança conjuntos com colete de pelo, camiseta e shorts de alfaiataria e, para os bebês, boinas.

Shopping Estação
Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
www.shoppingestacao.com.br

PUC
3307-1120

Riachuelo
3311-4100

Kid Stok
2101-8300

Havaianas
3024-2423

Armazém da Criança

3078-8237

Nenhum comentário:

Postar um comentário