quinta-feira, 19 de maio de 2016

Agenda Cultural

Colégio Pio XII promove atividades
na “Semana do Brincar”

Evento acontece em diversos países e tem o objetivo de ressaltar a importância do brincar na sociedade para o desenvolvimento integral da criança; Alunos poderão levar amigo
para brincar no Colégio

O Colégio Franciscano Pio XII, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, promove, de 23 a25 de maio, a Semana do Brincar, como parte da mobilização idealizada mundialmente pela Aliança pela Infância com o objetivo de difundir a importância da prática do brincar na sociedade. Em 2016, a Semana Mundial do Brincar acontecerá de 22 a 28 de maio, com o tema “O brincar que encanta o lugar”, atrelada ao Dia Internacional do Brincar, celebrado no dia 28.

Nestes dias, os alunos de todas as séries da educação infantil brincarão juntos, e ainda poderão convidar um amigo para passar o dia com eles no Colégio, promovendo maior participação comunitária.

“As propostas serão relacionadas à cultura popular da infância (resgate de brincadeiras), o brincar livre em ambientes naturais e oficinas de brinquedos recicláveis, além da troca e socialização, estabelecendo vínculos, valorização, incentivo ao brincar e envolver a comunidade educativa, incluindo os amigos convidados das crianças. As crianças aprenderão por meio de brincadeiras, sem a formalidade do lápis e papel”, explica a professora de Educação Física da Educação Infantil do Colégio, Bárbara Travassos Barreto.
           
Atrelado ao projeto "Cultura popular da infância", no qual as crianças pesquisaram as brincadeiras dos familiares e vivenciaram brincadeiras antigas na aula de Educação Física, a Semana do Brincar no Colégio contará com brincadeiras da cultura popular da infância, como, por exemplo, corda, pé de lata, peteca, bilboquê, entre outros.

“Brincar é uma atividade genuína da infância, é por meio da brincadeira que a criança é capaz de lidar com seu mundo interno e externo, consegue lidar com suas questões pessoais, empoderar-se de si e socializar com o outro”, ressalta Bárbara, dizendo que, ao brincar, a criança está se desenvolvendo em diversos aspectos, físico, cognitivo e emocional, construindo e expondo seu modo de ser e estar no mundo.


Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário