quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ninar o bebê: conheça mais sobre este ato

Empresa: Primetime Child Development 


Você sabe por que o filho busca pela mãe no momento de adormecer ou relaxar? Christine Bruder, psicóloga, psicanalista e fundadora do Primetime Childs Development afirma que é natural a criança buscar por sua mãe nos momentos de relaxamento, para se sentirem seguras e acompanhadas. “Os bebês menores estiveram dentro da barriga da mãe, ouvindo uma sinfonia de ruídos dentre eles a voz dela, portanto, é natural que busquem pelo movimento, colo e companhia da mamãe para adormecer ou relaxar ou simplesmente para se sentirem acompanhados”, conta.

Os bebês maiores também não ficam de fora, pois pela experiência já sabem que o colo representa proximidade emocional, proteção e acolhimento. “O colo é uma busca saudável, que deve ser atendida sempre que possível”, complementa a psicóloga.

É costume relacionar o ato de dar colo ao bebê com o fato dele se tornar mal acostumado e mimado, mas esta é uma ideia equivocada, pois o colo faz bem, não vicia e em alguns hospitais do mundo já é considerado um tratamento. Ao dar o colo para a criança significa que você é disponível física e emocionalmente a ela. “Colo faz bem ao bebê,  significa intimidade, confiança e alimentação emocional para o bebê. Dar colo quando a criança pede significa que o adulto é disponível física e emocionalmente. Colo não faz mal nem vicia, essa é uma ideia ultrapassada e equivocada”, conta Christine.

Na hora de dormir, o ato de ninar a criança é uma forma de ensiná-la a se acalmar e relaxar para então pegar no sono. “É interessante ninar o bebê e colocá-lo no berço calmo, relaxado, mas ainda acordado, assim ele tem condições de adormecer sozinho. Deixar um bebê calmo e sereno no berço para aprender a adormecer sozinho é saudável e funciona bem com muitas crianças. Outras crianças precisam aprender a se regular com o adulto, no colo do adulto, até poderem fazer isso por si mesmo”, afirma Christine.  Para as mamães, o gesto estreita ainda mais a relação com seus pequenos.

Sobre o Primetime Child Development

É um Centro de Desenvolvimento para bebês de 0 a 3 anos, estruturado a partir de um conceito inovador, onde a individualidade de cada criança é respeitada e potencializada pela equipe, trazendo segurança e confiança e valorizando vínculo com sua família, justamente no período mais importante de sua formação estrutural. Desenvolvido por Christine Bruder, psicóloga, psicanalista e especialista em desenvolvimento infantil, o Primetime foi fundado em 2007, com base na psicanálise de Winnicott, que privilegia a relação mãe-bebê e as necessidades emocionais de ambos; e no conceito de Teaching for Understanding, da Faculdade de Educação de Harvard, que permite oferecer atividades específicas que desenvolvem o raciocínio, a resolução de problemas e o relacionamento interpessoal. O Primetime Child Development recebeu prêmios internacionais pela ergonomia, segurança e conforto de suas instalações. Seu currículo bilíngue (inglês/português) permite ainda que as crianças ingressem em escolas internacionais ou brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário