quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Mudanças no comportamento de nossos filhos

Mesmo estando atentos, proporcionando experiências positivas para os nossos filhos, muitas vezes observamos mudanças em seus comportamentos. Essas mudanças podem ser alterações de humor repentinas e sem motivo aparente, episódios de choro, introversão ou extroversão excessivas quando essa postura não era comum na criança, rejeição a pessoas e escola sem motivo aparente... O leque de mudanças e grande!

Neste momento nós, pais, precisamos respirar fundo e ter paciência para entender de fato o que está acontecendo. É fácil fazer uma análise superficial de uma mudança comportamental em nossos filhos, mas entender o que de fato gerou a mudança e mantém esta mudança ao longo do tempo é um desafio que exige sensibilidade e observação.

Diante de uma mudança negativa no comportamento do nosso filho é importante analisar quando a mudança ocorreu e qual era o contexto de vida de seu filho neste momento. A partir desta análise conseguimos entender o que de fato aconteceu. Tendo isso em vista podemos analisar o que mantém esse comportamento negativo, o que o reforça. Entendendo esses pontos podemos pensar a melhor forma de ajudar o nosso filho.

A ajuda pode ser uma conversa, uma mudança de escola, ou mesmo terapia infantil. Jogos lúdicos, filmes ou material educativo sobre o tema que gerou a mudança comportamental são interessantes. Além destas estratégias nunca se esqueça de dar acolhimento ao seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário