quinta-feira, 9 de março de 2017

Agenda Cultural

Exposição interativa sobre a história da TV brasileira é inaugurada em São Paulo

A Vila Digital é um espaço aberto ao público e conta a evolução da televisão no Brasil, do preto e branco à era da interatividade
A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, inaugura, neste sábado (11/03), a “Vila Digital”. No espaço, localizado no centro de São Paulo, os visitantes viajarão no tempo, desde o início da TV brasileira, com transmissões em preto e branco, até os dias de hoje, com a qualidade de som e imagem da TV digital. Além da exposição, a Vila Digital também conta com um ambiente interativo que oferece atividades, experiências e jogos para todas as idades.
A iniciativa, com curadoria da PRÓ-TV, faz parte do trabalho desenvolvido pela Seja Digital para informar e conscientizar a população da região metropolitana de São Paulo sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que ocorre no dia 29 deste mês. Após essa data, o sinal digital será a única forma de assistir à programação da TV aberta nessas localidades.
Logo na entrada da exposição, aparelhos de televisão antigos remontam cada uma das décadas desde a primeira transmissão televisiva no Brasil. Ali, é possível assistir aos comerciais dos anos 50, aos musicais e auditórios dos anos 60, aos programas de humor dos anos 70, aos clássicos infantis dos anos 80, aos flashes esportivos dos anos 90 e às cenas da dramaturgia dos anos 2000. Ao acompanhar essa evolução na programação da TV aberta, o visitante traça um caminho iluminado no chão - que começa preto e branco e vai ganhando cores, como a TV. No local, também há imagens dos principais artistas dessas épocas.
Entre as atividades interativas, características da era da TV digital, a exposição oferece óculos 3D que permitem aos visitantes vivenciar a tecnologia de realidade virtual, um espaço para tirar fotos com montagens digitais de artistas da TV e um estúdio de TV digital, com direito a cenário e fundo em chroma key, onde é possível simular ao vivo a gravação de um programa televisivo.
Como forma de apresentar os benefícios trazidos pela banda larga móvel de 4ª geração, tecnologia que será expandida no Brasil com o desligamento do sinal analógico de TV, diversos jogos são oferecidos em uma mesa touch screen e em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O espaço cria um ambiente futurista, oferecendo ao público a experiência de um mundo conectado à internet de alta velocidade.
Papo de TV
Neste sábado (11), a partir das 15 horas, a PRÓ-TV organiza a mesa redonda “Papo de TV”, trazendo discussão sobre o futuro da televisão em São Paulo. As presenças de Antônio Carlos Martelletto (Seja Digital), André Dias (Abert) e Celso Teixeira (Abratel) estão confirmadas para o evento, também aberto ao público.

Vila Digital:
Endereço: Centro Cultural dos Correios, no Vale do Anhangabaú
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h, até 31 de março. Durante a semana, o espaço também receberá a visita de alunos de escolas públicas de São Paulo e das demais cidades da região metropolitana.
Entrada franca

Com o objetivo de promover a integração e a inclusão social, os Correios atuam no fomento à cultura brasileira, por meio da disponibilização de seus centros e espaços culturais para diversas manifestações artísticas. A empresa mantém unidades em São Paulo/SP, Recife/PE, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Juiz de Fora/MG e Rio de Janeiro/RJ, além do Museu Nacional dos Correios em Brasília.
No intuito de tornar acessível, ao público em geral, diversificada programação cultural, a empresa estimula a preservação da memória nacional e incentiva o saber nos Centros e Espaços Culturais, alicerçados na política de patrocínio. A atuação na área fortalece ainda o papel de agente social e contribui para o desenvolvimento humano e econômico do país.
Valorizando a cultura nacional ao proporcionar o acesso aos bens culturais, a preservação do patrimônio material e imaterial, além de desenvolver ações educativas, sociais e ambientalmente responsáveis os Correios cumprem o propósito de apoiar projetos comprometidos com a difusão da cultura.
Centro Cultural Correios

Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.




Clube de Artesanato marca presença na Rio Artes Manuais com agenda recheada de cursos gratuitos

Visitantes do estande da maior comunidade online de artistas e artesãos do Brasil aprenderão a aplicar fitas têxteis em caixas, panos de copa etc. e criar peças artesanais para uso próprio ou para vender

Entre 15 e 19 de março, o Clube de Artesato participa da 11ª edição da Rio Artes Manuais, que acontece no Centro de Convenções Sul América, das 10h às 19h. Durante o evento, o Clube de Artesanato, que reúne a maior comunidade online de artistas e artesãos do Brasil, promove quatro cursos gratuitos por dia, com 60 vagas cada, ideais para quem quer aprender a trabalhar com fitas e criar peças artesanais como hobby, terapia ou fonte de renda.
Silmara Godoi, por exemplo, ensinará a fazer um móbile com fitas, e Marcelo Darghan ensinará a decorar uma caixa com fitas. Já Alberto Freitas e Conceição Sudré ministrarão um curso de pano de copa com trançado em fitas  e de bate mão com bordado em fitas, respectivamente.
“Em cinco dias, devemos atender a cerca de 1200 pessoas, que aprenderão uma nova técnica gratuitamente e levarão para casa o trabalho feito durante o curso. Há mais de 20 anos o Clube de Artesanato trabalha para difundir o artesanato brasileiro e participar da Rio Artes Manuais faz parte desse esforço”, diz Lucas Ferreira, gestor de Marketing da PH FIT, detentora da marca Fitas Progresso e idealizadora do Clube de Artesanato.
Além de ensinar a criar peças artesanais com fitas, os artesãos do Clube de Artesanato também vão mostrar ao público da Rio Artes Manuais novidades em fitas têxteis e como elas podem  dar um toque especial em roupas, acessórios, objetos de decoração, presentes etc. 

Confira a programação de cursos do Clube de Artesanato na Rio Artes Manuais:

Dia 15/03
Das 10h30 às 12h – curso de pano de copa com trançado em fitas  com Alberto Freitas
Das 13h30 às 14h30 – curso de caixa com fitas, com Marcelo Darghan
Das 15h às 16h30 – curso de bate mão com bordado em fitas, com Conceição Sudré
Das 17h às 18h30 – curso de móbile com fitas, com Silmara Godoi


Dia 16/03
Das 10h30 às 12h – curso de móbile com fitas, com Silmara Godoi
Das 13h30 às 14h30 – curso de caixa com fitas, com Marcelo Darghan
Das 15h às 16h30 – curso de pano de copa com trançado em fitas  com Alberto Freitas

Das 17h às 18h30 – curso de bate mão com bordado em fitas, com Conceição Sudré

Dia 17/03
Das 10h30 às 12h – curso de bate mão com bordado em fitas, com Conceição Sudré
Das 13h30 às 14h30 – curso de caixa com fitas, com Marcelo Darghan
Das 15h às 16h30 – curso de móbile com fitas, com Silmara Godoi
Das 17h às 18h30 – curso de pano de copa com trançado em fitas  com Alberto Freitas


Dia 18/03
Das 10h30 às 12h – curso de pano de copa com trançado em fitas  com Alberto Freitas
Das 13h30 às 14h30 – curso de caixa com fitas, com Marcelo Darghan
Das 15h às 16h30 – curso de bate mão com bordado em fitas, com Conceição Sudré
Das 17h às 18h30 – curso de móbile com fitas, com Silmara Godoi


Dia 19/03
Das 10h30 às 12h – curso de bate mão com bordado em fitas, com Conceição Sudré
Das 13h30 às 14h30 – curso de caixa com fitas, com Marcelo Darghan
Das 15h às 16h30 – curso de pano de copa com trançado em fitas  com Alberto Freitas
Das 17h às 18h30 – curso de móbile com fitas, com Silmara Godoi


Os cursos são gratuitos e, para participar, basta chegar no estande com antecedência.

Rio Artes Manuais
Quando: 15 a 19 de março de 2017
Hora: 10h às 19h
Onde: Centro de Convenções Sulamérica – Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova/RJ
Ingressos: R$ 18,00 inteira e R$ 9 meia-entrada
Mais informações: www.rioartesmanuais.com.br

Sobre o Clube de Artesanato – Primeira comunidade do país no setor, o Clube de Artesanato foi criado pela Fitas Progresso em 1994 para estimular a prática de artesanato com fitas, fornecendo suporte às artesãs por meio de receitas passo a passo, dicas e aulas, capacitando-as para a autorrealização ou profissionalização, além da valorização do artesanato no Brasil. Hoje, é o maior portal de conteúdo em língua portuguesa sobre artes manuais e artesanato e ponto de encontro de  artistas, artesãs, decoradoras, lojistas e todas as pessoas que gostam e fazem artesanato.    De um lado, artesãs usam a plataforma para divulgar seus trabalhos, mantendo o Clube de Artesanato diariamente atualizado e avalizado por nomes reconhecidos do mercado que fazem a curadoria do conteúdo. De outro, leitores têm um Portal seguro, confiável e fácil de navegar para encontrar tudo sobre pintura, bordado, tricô, crochê, scrapbooking, patchwork e outras inúmeras técnicas, além de informações gerais do setor. O Clube de Artesanato também está presente nas principais mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Para fazer parte dessa comunidade, basta acessar o site www.clubedeartesanato.com.br e se cadastrar gratuitamente.




COLÉGIO VITAL BRAZIL PROMOVE EVENTO EDUCAÇÃO TIM-TIM POR TIM-TIM, COM MARIO SERGIO CORTELLA E INFLUENCIADORES DIGITAIS

Desde o comecinho da vida escolar, a educação não para de mudar. Diante de tantas transformações e dúvidas, é comum que família e escola reflitam sobre seus papéis na educação das crianças e dos jovens.
Pensando nisso, o Colégio Vital Brazil vai realizar, em 25 de março, o Educação Tim-Tim por Tim-Tim, para que possamos buscar respostas juntos, em um bate-papo com o professor e filósofo Mario Sergio Cortella e a diretora pedagógica do Colégio, Suely Nercessian Corradini, com a participação de influenciadores digitais, que representarão o público com questionamentos sobre os desafios de educar os filhos nos dias de hoje.
Trocando ideias, vamos construir caminhos para uma educação mais ética e generosa, com foco em valores humanos e respeito mútuo. Esperamos por você!
SERVIÇO
Data: 25/03, sábado
Horário: 10h
Local: Colégio Vital Brazil
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Assunção, 438, Vila Butantã, São Paulo/SP
Inscrições gratuitas em: www.vitalbrazilsp.com.br/educacao (vagas limitadas)
É necessário apresentar o voucher da inscrição impresso ou no celular.
No dia do evento, haverá estacionamento com vallet no valor de R$ 20,00.
PARTICIPANTES
Mario Sergio Cortella
Suely Nercessian Corradini
Juliana e Renata - Just Real Moms
Shirley Hilgert - Macetes de Mãe
Nívea Salgado - Mil Dicas de Mãe
Thiago Queiroz - Paizinho, Vírgula!
Mediador: Alexandre Bandeira
Mario Sergio Cortella
Nascido em Londrina, Paraná, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella tem mestrado e doutorado em Educação. É professor-titular da PUC-SP, na qual atuou por 35 anos, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião, e professor-convidado da Fundação Dom Cabral. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido assessor especial e chefe de gabinete do professor Paulo Freire. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira.
Suely Nercessian Corradini
Graduada em Letras - Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade Mackenzie e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles, é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar com o tema “Indicadores de qualidade em Educação: um estudo a partir do PISA e da TALIS”. Possui vasta experiência na área de Educação com ênfase em formação docente.
Juliana e Renata - Just Real Moms - http://www.justrealmoms.com.br/
Juliana Freire Silveira é casada e mãe do Olavo, 6 anos, e da Ana Helena, 4 anos. Deixou a carreira de executiva de marketing em uma multinacional para empreender no blogue Just Real Moms e suas redes sociais. Renata Pires é casada e mãe dos gêmeos José e Maria Antonia, 5 anos. Teve uma carreira de destaque em grandes agências de publicidade e, depois do nascimento dos gêmeos, decidiu se dedicar somente ao blogue. Juntas, as amigas e sócias fazem o Just Real Moms, um dos blogues pioneiros de maternidade, que funciona como uma plataforma de prestação de serviço para as mães, com dicas práticas que as ajudam no dia a dia com os filhos.
Thiago Queiroz - Paizinho, Vírgula! - http://paizinhovirgula.com/
Thiago é marido, pai de dois filhos, Dante e Gael, e engenheiro. Após o nascimento de seu primeiro filho, passou a se envolver com a Criação com Apego. Sua dedicação à paternagem o levou a criar o blogue Paizinho, Vírgula!, um dos poucos blogues atuais escritos por pais em busca de uma forma mais amorosa e respeitosa de criar os filhos. Além do blogue, também tem um canal no YouTube com vídeos sobre disciplina positiva e parentalidade consciente. Hoje ele é certificado como líder pela organização Attachment Parenting International, criador do primeiro grupo de apoio oficial no Brasil, a API Rio, e certificado como educador parental para a disciplina positiva, pela Positive Discipline Association.
Shirley Hilgert - Macetes de Mãe - http://www.macetesdemae.com/
Shirley Hilgert é autora de Macetes de Mãe, um dos maiores e mais influentes canais sobre parenting do País. Formada em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, com pós-graduação em Administração e Organização de Eventos e Master em Marketing, tem 20 anos de experiência nas áreas de Comunicação e Marketing. Shirley decidiu criar o blogue quando estava grávida de seu primeiro filho, a fim de compartilhar dicas práticas de tudo o que já tinha aprendido até o momento sobre a maternidade. Mãe de Leonardo, 5 anos, e Caetano, 2 anos, vive a maternidade intensamente, como mãe e profissional, por meio do blogue Macetes de Mãe, que se tornou seu terceiro filho.
Nívea Salgado - Mil Dicas de Mãe - http://www.mildicasdemae.com.br/
Nívea Salgado escolheu a Odontologia como profissão e a vontade de conhecer mais e mais sobre o mundo a levou a fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado. No meio desse caminho, casou-se e tornou-se mãe. Depois do nascimento da filha Catarina, encontrou na internet uma grande fonte de informação e uma janela para o mundo. Até que quis compartilhar tudo o que havia aprendido sobre cuidados diários, alimentação, sono do bebê, entre outros assuntos, com todas as mães que tivessem interesse nessas dicas. Assim nasceu o Mil Dicas de Mãe, um espaço onde Nivea conta tudo o que aprendeu como mãe na prática e que recebe mais de 5 milhões de acessos por mês.
Alexandre Bandeira - Mediador
Alexandre Bandeira é jornalista, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com 16 anos de carreira, tem experiência como repórter e editor de revistas como Top Magazine, Raiz e Continente. Atua principalmente com comunicação corporativa, com serviços prestados a clientes como os colégios Vital Brazil e Albert Sabin e a Fundação Bunge, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário