sábado, 1 de abril de 2017

PepsiCo Brasil assina acordo de princípios de empoderamento feminino da ONU e lança programas voltados à equidade de gênero




No mês das mulheres, empresa também adere à iniciativa “He for She’ e passa a oferecer novas ações às suas funcionárias para a promoção da liderança feminina


Após divulgar metas ambiciosas para 2025, que visam, dentre outras coisas, promover a diversidade em sua força de trabalho global e apoiar o avanço das mulheres no mercado de trabalho, a PepsiCo Brasil assina neste mês o acordo de princípios de empoderamento feminino da ONU e adere à iniciativa ‘He for She’, que determina que homens e mulheres tenham a mesma responsabilidade para alcançar a equidade de gênero. A companhia anuncia no mesmo período novos programas para promover o empoderamento feminino em seu quadro de funcionários, que já conta com 42% de mulheres ocupando cargos de liderança sênior, um percentual bem superior à média do mercado no país.

De acordo com João Campos, presidente da PepsiCo Brasil, o compromisso está claramente em linha com a estratégia da companhia de entregar Performance com Propósito. “Estamos muito honrados em assinar o pacto com a ONU e aderir à iniciativa ‘He for She’. Na verdade, a PepsiCo já participa da iniciativa globalmente, mas fazemos questão de reforçá-la aqui no país. Na PepsiCo Brasil nós vivemos intensamente a diversidade e estamos à frente do mercado em termos de equidade de gênero. Só para dar um exemplo, hoje temos mais de 40% de mulheres na nossa liderança sênior. Exemplos como esse permeiam toda a nossa operação, que conta com mais de 13 mil funcionários que representam os mais variados setores da sociedade e refletem a cultura do país, que é tão diversa. E para nós, viver a diversidade traz uma vantagem competitiva; ela fomenta a criatividade, estimula a inovação, e leva a decisões e ações mais alinhadas com o mercado e com a sociedade em que operamos”, comenta o executivo.

“A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da agenda que norteia os países membros das Nações Unidas até 2030. Essa agenda só será alcançada com o envolvimento das empresas, sociedade civil e governos. Os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, criados em 2010 pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, oferecem orientação para que as empresas possam trabalhar a igualdade de gênero e empoderameno das mulheres dentro da própria empresa, na sua cadeia de valores e nas comunidades onde atuam. A PepsiCo Brasil é uma grande força de influência na sua cadeia de valores e junto aos milhões de consumidores e consumidoras no país. Contamos com o compromisso da empresa para avançar a passos mais largos rumo a um Planeta 5050 em 2030”, disse Adriana Carvalho, assessora para empoderamento econômico da ONU.

No país, a PepsiCo conta com uma área exclusiva para lidar com a Diversidade & Engajamento, que tem como objetivo incentivar uma cultura organizacional mais plural, engajando e desenvolvendo profissionalmente seus funcionários. Entre os programas do departamento previstos para este ano, ganham destaque iniciativas voltadas para as funcionárias da companhia que visam incentivar a liderança e o desenvolvimento profissional.

Outra iniciativa que a empresa vai promover é a segunda etapa do programa ‘Inspira’, iniciado em 2016, nas quais colaboradoras em cargos de liderança foram convidadas a participar de um treinamento intensivo de uma semana no país sede da companhia (E.U.A.) com sessões de coaching e consultoria especializada em desenvolvimento da carreira e empoderamento.  Em 2017, todo esse conhecimento adquirido pelas líderes será ‘cascateado’ para as equipes de gerentes de venda da companhia, no intuito de disseminar a cultura de equidade.

Também ao longo do ano, a empresa vai promover diversas ‘rodas de conversa’ entre suas funcionárias para incentivar a troca de experiências e debates de temas relacionados ao dia-a-dia das mulheres no mercado de trabalho. Mensalmente, o grupo formado exclusivamente por pessoas do sexo feminino, vai participar de uma agenda de discussões para falar sobre carreira, marketing pessoal, liderança, empoderamento, entre outros assuntos que elas decidirem.

“Quando se trata de empoderamento feminino, a PepsiCo, que tem uma mulher ocupando o cargo de CEO global, é referência. A empresa acredita que um ambiente inclusivo e que valoriza a diversidade de gênero é fundamental para a inovação em ideias, processos e formas de liderar”, afirma Marcus Vaccari, vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo Brasil.

Para complementar as iniciativas anunciadas e em comemoração ao Mês das Mulheres, a PepsiCo lança ainda em suas redes sociais a ação Ilustres Mulheres. A iniciativa consiste na criação de uma galeria de histórias e ilustrações para celebrar as conquistas femininas e o papel preponderante da mulher na PepsiCo Brasil. Funcionárias das mais diversas unidades de negócio da companhia terão as suas histórias profissionais contadas nos canais PepsiCo Brasil, além de terem seus rostos representados artisticamente pelo traço de uma ilustradora. O objetivo é revelar, por meio de histórias reais, como o empoderamento feminino é uma realidade na empresa.

Políticas para mulheres impactam pessoas de dentro e fora da empresa

Desde que instituiu sua visão de negócios de Performance com Propósito, a PepsiCo vem se empenhando cada vez mais em promover uma agenda de liderança feminina dentro e fora da companhia. Em 2016, quando anunciou suas metas de sustentabilidade para os próximos dez anos, a empresa lançou na América Latina, em parceria com a FUNDES Latin America, o programa ‘Mulheres com Propósito’. A meta é apoiar ao menos 10 mil mulheres na região, por meio de oportunidades de educação, empreendedorismo e emprego. O programa conta com um investimento previsto de US$ 1,5 milhão da PepsiCo e já está operando na Argentina, e será ampliada posteriormente para Brasil, México, Colômbia e República Dominicana, ao longo dos próximos cinco anos.

No Brasil, a empresa também conta com o programa “Doce Começo”, que proporciona licença maternidade de seis meses e acompanhamento especializado às mulheres na fase pré-natal, durante a gravidez e após o nascimento da criança, assistindo tanto a mãe quanto o recém-nascido.


SOBRE A PEPSICO

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo teve receita líquida de mais de US$ 63 bilhões em 2016, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas, que inclui as marcas FRITO – LAY®GATORADE®PEPSI-COLA®QUAKER® eTROPICANA®. O portfolio de produtos PepsiCo inclui uma variedade de alimentos e bebidas, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo. 
No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais empresas de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO® (achocolatado em pó), TODDYNHO® (achocolatado pronto para beber),ELMA CHIPS® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo) , LUCKY®TORCIDA®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®e FOFURA® (snacks), EQLIBRI™ e  MABEL® (biscoitos), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® Ice Tea(chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!®, MOUNTAIN DEW® e PEPSI-COLA® (bebidas com gás), e DRINKFINITY® (sistema de bebidas portátil e pessoal).
A companhia conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de mais de 13 mil funcionários. Desde 1997, a empresa mantém estreita parceria com a Ambev – Companhia de Bebidas das Américas – para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, GATORADE®, LIPTON® Ice Tea e MOUNTAIN DEW®, aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.
No coração da PepsiCo está a visão de Performance com Propósito - a nossa crença fundamental de que o sucesso da empresa está indissoluvelmente ligado à sustentabilidade do mundo ao seu redor. Acreditamos que melhorar continuamente os produtos que vendemos, operando de forma responsável para proteger o nosso planeta e empoderar as pessoas em todo o mundo, é o que permite à PepsiCo ser uma empresa global de sucesso, que cria valor a longo prazo para a sociedade e para seus acionistas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.

Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:
 ·         Twitter | @PepsicoBrasil
 ·         Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCoBrasil
 ·         PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com.br/releases/
 ·         PepsiCo Vídeos | http://www.youtube.com/user/pepsicobr
 Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:
 ·         Twitter | @PepsiCo
 ·         Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCo
 ·         PepsiCo Blogs | http://pepsicoblogs.com/
 ·         PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com/Media/Press-Releases.html
 ·         PepsiCo Multimedia | http://multimedia.pepsico.com/
 ·         PepsiCo Videos | http://www.youtube.com/user/PepsiCoVideo

Nenhum comentário:

Postar um comentário