quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Sugestão: Solidariedade e amor ao próximo são temas de novo livro infantil do autor Marcos Ribeiro


Publicado pela Editora Moderna, Fazer o bem, pra quem? reúne histórias reais e propostas práticas de ações solidárias

"A solidariedade é a dor da outra pessoa que eu sinto dentro de mim e por isso procuro ajudá-la". É com essa sensibilização e por acreditar que a solidariedade é capaz de transformar realidades que o autor Marcos Ribeiro lança seu novo título infantil Fazer o bem, pra quem?. Publicada pela Editora Moderna, a obra tem comoobjetivo falar do amor ao próximo, da solidariedade, da capacidade de ajudar o outro nas mais diversas situações, independentemente de suas crenças, escolhas ou origem. Neste caso, essa conversa pode estar dentro de casa ou na escola, com os trabalhos realizados em sala de aula.

No livro, a matemática tem outro resultado: quem divide tem uma soma final maior, aprende com as atitudes de fazer o bem e conclui que todos nós dependemos uns dos outros e podemos ser solidários com quem precisa.
O título traz exemplos reais de pessoas altruístas que saíram da teoria e foram para a prática, transformando a vida de muita gente, como uma avó no Rio de Janeiro que doou um rim para o neto que fazia hemodiálise, e também uma menina de 13 anos do Povoado de Serrote, no sertão baiano, que montou a única biblioteca da cidade.

Entre os belíssimos casos coletados por Marcos Ribeiro há, também, a trajetória do menino Zullaê, de 13 anos, que cuida de mais de quarenta gatos em Campo Grande (MS), e a história do músico Adriano, que teve uma infância pobre em Itaguaí, município do Rio de Janeiro, e hoje faz o bem para mais de 200 crianças e adolescentes com suas aulas gratuitas de violino. Alguns, inclusive, moram em uma ilha, o que faz o professor pegar um barco para encontrar com os alunos.

O leitor também encontra no livro outras histórias e propostas práticas de ações solidárias que prometem inspirar os leitores ao mostrar a alegria da generosidade, do quanto se ganha com a solidariedade e como se doar ao próximo enobrece a própria alma.

Fazer o bem, pra quem? tem o prefácio da educadora Glória Graçano e contracapa assinada por um menino de 11 anos, aluno de uma escola pública do Rio de Janeiro que sonha ser escritor. Assim, o livro começa a fazer o bem para o menino Luiz Guilherme Lopes que publica o seu primeiro texto.

Sobre o autor
Marcos Ribeiro é professor, palestrante e Consultor na área de educação sexual, com trabalhos pontuais realizados para os Ministérios da Saúde e Educação, UNESCO, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, entre outras instituições públicas e privadas. Parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1º Segmento do Ensino Fundamental) para o Ministério da Educação. Autor, premiado pela Academia Brasileira de Letras, com 12 livros publicados: Adolescente: um bate papo sobre sexo (Ed. Moderna); Menino brinca de boneca? (Ed. Moderna); Somos iguais mesmo sendo diferentes! (Ed. Moderna), Quem disse que eu não vou conseguir? (Ed. Moderna), entre outros. Detentor da Medalha "Reconhecimento Profissional em Sexologia" (Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana) e Comendador com a Medalha Tiradentes, maior homenagem feita a uma personalidade pelo Poder Legislativo no Estado do Rio de Janeiro. Colaborador da Revista CARAS.

Sobre a Moderna

Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.


O Blog Super Mãe recomenda a leitura deste livro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário