quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Desempenho escolar das crianças pode melhorar em 2018

Pesquisa recente mostra que 60% das crianças tiveram melhor desempenho escolar por estarem aprendendo um novo idioma

O cérebro de uma criança, antes de 6 anos, está em um momento ideal para o bilinguismo orgânico. Todavia, isso não quer dizer que indivíduos com mais idade não possam desenvolver a capacidade de assimilar um novo idioma. Na realidade, o ser humano está apto a aprender qualquer coisa que desejar, desde com disciplina e periodicidade, já que a nossa massa cerebral é maleável. O que acontece no cenário escolar é que muitos estudantes recebem uma carga elevada de informações e a responsabilidade de processar uma quantidade robusta de disciplinas que vão além da matemática e português.

Então, como resolver essa dificuldade de atenção dos alunos (a) que são expostos a tanta informação atualmente e ajudá-los a irem bem às matérias escolares?

Uma das formas é despertar as habilidades cognitivas dos pequenos e jovens!

Augusto Jimenez, psicólogo e gestor educacional da Minds Idiomas, realizou uma pesquisa nas 70 unidades da rede com mais de 1.000 alunos, por um período de seis meses, e o resultado foi palpável. Mais de 60% dos estudantes melhoraram o desempenho escolar no último semestre de 2017. Além disso, foi feito um trabalho de aconselhamento aos alunos, os ouvindo toda semana. Constatou-se que além da melhora escolar, nas notas, houve uma elevação na autoestima, autoconfiança e na habilidade de escutar a família e amigos.

Isso acontece porque ao aprender um novo idioma a mente é exercitada intensamente, o que faz com que as conexões neurais entre o conteúdo de outras disciplinas se unam com os conhecimentos que este aluno teve com um segundo dialeto. Os estudantes conseguem resolver testes analíticos e visuais em menos tempo e com redução de erros "Conforme as crianças de 9 a 13 anos foram passando de nível nos testes de inglês percebemos que estavam mais desenvoltas na capacidade lógica argumentativa. Essa rapidez na solução de problemas é o que interferiu nas demais matérias escolares", comemora Augusto Jimenez.




Crianças melhoram desempenho em matemática e português ao aprenderem inglês

Há técnicas para fazer os estudantes captarem com leveza um segundo idioma e muito usadas nas turmas de Kids, da Minds Idiomas, é o uso de games, jogos de tabuleiro e passar atividades que possam ser feitas com os pais e os irmãos em casa. O diálogo estimula regiões cerebrais diferentes de quando estudamos sozinhos. Outro ponto positivo é que quando a criança aprende a língua inglesa fica mais fácil desenvolver aptidão por outros idiomas. Isso acontece porque o cérebro adquire a capacidade de reconhecimento de sons e controle sobre o reconhecimento de uma língua em relação à outra.

Além de ser bom para o desempenho escolar dos pequenos, aprender inglês na opinião do neurologista Raphael Bertele é preparar as crianças para enfrentar os desafios que o mundo multilíngue exige. Esses desafios vão além da disputa no mercado de trabalho. Envolve treinar a criança para ter disciplina, foco, e contato com as pessoas de todo o mundo.

"Nossos alunos do Kids mudam à forma como enxergam o mundo. Isso acontece devido as novas conexões que o cérebro faz ao aprender inglês", comemora Augusto Jimenez, CEO da Minds.

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