quarta-feira, 16 de maio de 2018

Livre-se das alergias e lave cobertores, edredons e casacos antes do inverno chegar


Peças guardadas viram abrigo de ácaros e pó e precisam de lavagem correta antes do uso

O inverno está chegando e a baixa temperatura por si só já é um fator preocupante para as doenças respiratórias e alergias, como rinite e sinusite. Aliado ao clima, o uso de peças de roupas e cobertores que ficaram guardados por muito tempo nos armários é outro vilão da estação.

De acordo com médicos especialistas, um dos principais desencadeadores das crises de rinite, por exemplo, são os ácaros, um aracnídeo microscópico capaz de incomodar e muito os alérgicos. O bichinho se abriga em ambientes quentes, úmidos e com pouca luz, como as cobertas guardadas no fundo do armário. Uma estimativa alerta que, em um colchão, por exemplo, moram cerca de cinco milhões deles.

Mas então, como se previnir nesse momento em que é preciso contar com essas roupas e cobertas? A dica é, antes de usar qualquer peça guardada a muito tempo, tire-a do guarda roupas e deixe-a no sol por pelo menos 2 horas. O calor e a luz farão com que os ácaros saiam do tecido e morram. Outra recomendação é depois do banho de sol, lavar as peças.

Na Lava e Leva lavanderia, o volume de peças de inverno e cobertores aumenta em cerca de 25% próximo aos meses de maio e junho. A lavagem é indicada para completar a higienização e pode ser feita inclusive com água quente para eliminar de vez os ácaros.

"Temos equipamentos e produtos para a lavagem e higienização dessas peças mais pesadas, por isso indicamos que se procure uma lavanderia para o serviço, evitando que o cobertor ou casaco sejam danificados na tentativa de salvar-se de uma alergia", comenta Fernando Martins, dono da rede Lava e Leva lavanderia.

O serviço de lavagem de edredons e cobertores varia de 25 a 35 reais, dependendo da região do Brasil, e é feito em menos de 3 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário