domingo, 23 de setembro de 2018

Oskar Metsavaht ministra palestra no Fashion Innovation em NY

O fundador e diretor criativo da Osklen apresenta o documentário ASAP e discute sobre moda e sustentabilidade
Oskar Metsavaht
Reunindo mais de vinte líderes de empresas inovadoras da indústria da moda e tecnologia, o Fashion Innovation é um evento que acontece durante uma das principais semanas de moda do mundo, a New York Fashion Week, para discutir sobre cadeia de produção, matérias primas, sustentabilidade, branding, design, e-commerce e inúmeros outros temas que estão interligados através da tecnologia, um dos maiores concorrentes de todas as marcas nos dias de hoje.

Fechando o evento como último palestrante do dia está o brasileiro Oskar Metsavaht, fundador e diretor criativo da Osklen e pioneiro na prática de criação de alternativas de consumo consciente no Brasil, que contará mais sobre seu trabalho, sua marca e o Instituto-e, o qual é idealizador. Na ocasião será apresentado o mais novo documentário - produzido pela marca em parceria com o Instituto-e - baseado no conceito A.S.A.P. | as sustainable as possible, as soon as possible |, que mostra os principais fundamentos da história, visão e inspiração da Osklen, sua equipe e criador.

Ao apresentar seus principais e-fabrics, materiais de origem e processo sustentável, e os projetos que são desenvolvidos junto ao Instituto-e, o documentário faz um chamado para a urgência da adoção de práticas e atitudes mais sustentáveis, e para a defesa da biodiversidade.

Os bate-papos ocorrem durante todo o dia dia 12, em Nova York, e serão liderados por profissionais que atuam em diversas áreas reconhecidos mundialmente. Entre os nomes estão Jenn Gustetic, executivo de programas da NASA; Jason Naylor, criador artístico da MAC e Fenti by Rihanna; Michael Ferraro, diretor executivo na FIT; Thadeu Diz, criador da Zee Dog; Tim e Dan Joo, fundadores da Haerfest; Jon Horari, co-fundador da Windows Wear; Michael Reidbord, fundador da Fashion Tech Consortium, Arwa Alammari, embaixador do Arab Fashion Council, entre outras personalidade de diferentes ramos vindos do mundo todo especialmente para o encontro.

Sobre o documentário ASAP
O filme de 20 minutos abre espaço para uma exposição mais profunda dos processos e matérias primas, as parcerias com cooperativas, fundamentais para o ciclo de produção, e outras iniciativas da marca, todas realizadas de mãos dadas com o Instituto-e, atuações que fazem da Osklen o maior laboratório de desenvolvimento sustentável na indústria da moda no Brasil e um dos principais do mundo.

A Osklen, envolvida com o tema desde 1998, quando incentivou a cadeia de produção do algodão orgânico ao comprar os primeiros lotes cultivados no país, traduziu essa jornada como inspiração para a coleção ASAP, apresentada pela primeira vez na temporada de Inverno 2018. Produzida da forma mais sustentável possível, a coleção usa uma quantidade reduzida de água e produtos químicos, colaborando para a preservação do meio ambiente, explora processos naturais, como tingimento de aquarela e ozônio, e apresenta novas peças desenvolvidas com o apoio das cooperativas, valorizando as comunidades locais.

Na mesma temporada foi ainda divulgado um estudo feito pela COPPEAD – UFRJ sobre a trajetória da Osklen e seu trabalho com o Instituto-e. Nesta análise, inédita na moda brasileira, foi feito um comparativo de números da coleção ASAP com resultados dos anos anteriores, deixando claro a progressão geométrica do compromisso da Osklen com a sustentabilidade, fortalecendo o seu protagonismo no assunto.

O documentário está disponível no canal do youtube da marca no link: https://www.youtube.com/embed/5EZJVXcjlKc

Nenhum comentário:

Postar um comentário