quarta-feira, 6 de março de 2019

Entrevista: Sonho da casa própria - especialistas avaliam se é o momento

Entre as prioridades dos brasileiros, uma com certeza ainda se destaca: a realização do sonho da casa própria. Contudo, em muitos casos, a busca por esse objetivo se torna um pesadelo, levando a pessoa ao endividamento. Por isso a necessidade de reforçar a importância de se planejar essa compra.
O mercado oferece atualmente muitas opções para quem quer adquirir um imóvel ou um terreno para construir, contudo é importante entender se a conta se adequa a realidade financeira da pessoa. Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, para quem quer realizar esse sonho a melhor alternativa é ter dinheiro para comprar o imóvel ou terreno à vista, pois não se paga juros.
“Infelizmente, pagar à vista não é a realidade para a maioria dos brasileiros; como segunda opção, para quem não tem urgência em mudar e tem disponibilidade de uma verba de investimento mensal, recomendo planejamento, que pode ser feito por meio de financiamento, ou mesmo compra de um terreno para construção”, explica o educador financeiro Reinaldo Domingos.
Construir ou comprar pronta
Para Eufrásio Humberto Domingues, fundador do Grupo Realibras/Conspar, o momento é ótimo para quem quer realizar o sonho da casa própria. “Depois de um período de recessão, vemos um princípio de aquecimento da economia, assim, os preços ainda estão convidativos para quem quer realizar o sonho da casa própria.
O fundador do Grupo Realibras/Conspar conta que a compra de terrenos em loteamentos pode proporcionar alguns benefícios, como o fato que pagar um custo inicial muito mais baixo e poder após adequar a construção a capacidade de pagamento. Além disso, se pode construir com um projeto que supra a expectativa que elaborou.
Como financiar
Para quem quer realizar um financiamento, o educador financeiro alerta que é fundamental ter em mente que se estará contraindo uma dívida de valor, que deverá ser honrada mensalmente, e que existem os juros. Por isso, muito cuidado ao analisar os contratos
“Outro alerta que sempre faço é que um grande problema que impede a realização do sonho de uma casa própria são as dívidas sem valor. Aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que, muitas vezes, não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e, com isso, perde-se o foco no bem de valor, que é a casa”, detalha Domingos.
Independente dos cuidados a serem tomados e como se realizará esse sonho, um ponto que todos concordam é que o momento é positivo para que deseja realizar o sonho da casa própria. Com a ressalva que esse deve ser feito de forma estruturada, para não ocasionar dívidas que não se possa honrar e com isso a inadimplência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário