quarta-feira, 10 de julho de 2019

9 cuidados para preservar sua pele antes, durante e depois da atividade física

Dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff dá dicas para quem se exercita ou faz academia e quer manter a saúde e a beleza da pele em dia
Atividade física
Atualmente, houve um significativo crescimento no número de brasileiros que praticam atividades físicas, como a musculação. Porém, o que não é de conhecimento de muitos é que durante os exercícios, além do corpo, a pele também precisa de atenção. Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), isso ocorre porque a transpiração sem o cuidado adequado pode prejudicar o tecido cutâneo e gerar desidratação, irritações e acne. Para a prevenção desses problemas, alguns simples cuidados devem ser tomados antes, durante e depois da prática de exercícios físicos. A fim de uma melhor compreensão, a especialista destacou cada um deles abaixo. Confira:

Antes
- Higienização da pele. Antes dos exercícios a pele deve estar limpa, pois, se os poros entupirem, o suor será impedido de sair com facilidade e de uma forma natural, gerando irritações e inflamações como acne e cravos. “Para quem vai à academia de manhã, um sabonete especifico para seu tipo de pele já é o ideal para retirar a oleosidade formada durante o sono. Agora para quem malha de noite, é recomendado um demaquilante ou água micelar, fazendo assim a remoção da maquiagem, dos cosméticos e das impurezas da pele”, explica a dermatologista.

- Tonificação e hidratação são de extrema importância. É necessária a utilização de um tônico, que faz uma limpeza profunda, e de um hidratante fluído e suave, que protege a pele do bloqueio dos poros durante os exercícios físicos. “Quando a pele fica vermelha ao malhar, é necessária a aplicação de produtos com ativos tranquilizantes ou anti-inflamatórios, que relaxam o tecido e previnem irritações”, completa a especialista.

- Não esqueça o protetor solar. “Na prática de exercícios ao ar livre ou na exposição ao sol o fotoprotetor é primordial para proteger a pessoa contra os raios ultravioleta, que causam câncer de pele e envelhecimento precoce. O produto deve ter no mínimo FPS 30, ser reaplicado a cada duas horas e possuir uma boa resistência ao suor”.

- Ficar atento na hora de escolher as roupas. De acordo com a Dra. Paola, é fundamental a escolha de roupas para malhar. “Evite calças muito justas e roupas de tecidos que retém o suor, pois elas dificultam a respiração apropriada da pele.

- Prenda os cabelos. “Os cabelos quando caídos sobre o rosto, podem obstruir os poros da pele devido ao suor e a oleosidade produzidas pelos fios, então prender os cabelos é também essencial”.

Durante
- Hidrate-se. Enquanto a pessoa se exercita, o mais importante é manter a hidratação. “Na atividade física eliminamos mais água através do suor, que leva à desidratação do corpo e, consequentemente, da pele, deixando-a sem proteção e com uma aparência ruim. Para que isso não aconteça, a ingestão de líquidos é obrigatória”, alerta a médica.

Depois 

- Trocar de roupa após o exercício. Depois de malhar, o ideal é remover a roupa suada o mais breve possível, pois uma longa utilização da roupa de treino impossibilita a respiração da pele, bloqueando assim os poros e podendo levar ao aparecimento da foliculite. Além disso a umidade da roupa pode causar micose em algumas regiões da pele com pés e virilha.

- Atenção com a ducha pós-treino. Evite banhos muito quentes e demorados, porque eles podem promover o ressecamento da pele retirando sua camada de proteção. De acordo com a Dermatologista, o melhor é tomar uma ducha rápida e com a água morna. “Para os que sofrem com irritação e vermelhidão, lavar o rosto com água fria de duas a três vezes consecutivas pode relaxar a pele e fazer com que ela volte a coloração natural”, Aconselha.

- Por fim, tome novamente cuidado com sua pele. Após o treino, também é importante fazer uma boa limpeza na pele para remover as sujeiras, o suor, regular a oleosidade e reestabelecer o pH da pele, já que o suor possui um pH ácido e que pode ser agressivo ao tecido. “A limpeza deve se iniciar igualmente a anterior ao exercício, com o uso de substâncias micelares ou sabonetes próprios para o seu tipo de pele. Depois da limpeza, um tônico adstringente é ideal para o reequilibrio do pH e um cosmético hidratante é necessário para a recuperação do tecido. Para finalizar, passe o protetor solar, que deverá sempre ser o último a ser aplicado na pele", esclarece a Dra. Paola Pomerantzeff.


Fonte: Dra. Paola Pomerantzeff– Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. http://www.drapaola.me/

Nenhum comentário:

Postar um comentário