quinta-feira, 18 de julho de 2019

Agenda Cultural


image.png

Programa Guritiba realiza atividade de férias aberta ao público

Atividade gratuita inclui brincadeiras e apresentação do espetáculo Caminho das Histórias
Com brincadeiras e peça teatral, o programa Guritiba vai realizar uma nova ação cultural para levar atividades culturais e recreativas a crianças em vulnerabilidade social. Desta vez, o encontro será no dia 21 de julho, domingo, no Memorial de Curitiba, região do Largo da Ordem. A entrada é gratuita e aberta ao público. A ação começa às 10h com “Brincadeiras SEM TOMADA”, dedicadas a pais e filhos. Estão programadas atividades como xadrez, bola, elástico, perna-de-pau e corda. A partir das 11h, no Muralzinho de Ideias, haverá a confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, que além de estimular a criatividade e o interesse pela música, conscientiza as crianças sobre a sustentabilidade e meio ambiente. 

O Caminho das Histórias 
Após as brincadeiras, às 13h, o público poderá assistir ao espetáculo teatral Caminho das Histórias. Criado a partir da adaptação de narrativas de diferentes regiões do planeta, a peça combina música, poesia e formas animadas. Nessa brincadeira de contar, encenar e musicar histórias, os artistas celebram a importância de contar histórias como forma de alimentar o “faz de conta”, o lúdico e a espontaneidade ao longo da infância. A participação direta dos músicos, com trilha executada inteiramente ao vivo, é sem dúvida o maior diferencial desse espetáculo. O Caminho das Histórias tem direção de Tina de Souza, direção musical de Beto Colaço, direção de movimento de Silvia Contursi e produção de Tupi Educação e Cultura. Com duração de 50 minutos, tem classificação livre.

Pinturas e condução das famílias
A ação do Programa Guritiba também contará com camarim de pinturas,  participação dos Bonecões, e distribuição de pipoca e algodão doce. Além das atividades destinadas à população, o Programa Guritiba realiza o transporte, no próximo dia 21, de famílias que já participaram do projeto através da frente de atuação Cultura em Família. “A intenção é possibilitar que famílias que não têm vivências com o teatro, dança ou cinema tenham experiências artísticas, e que através de ações como esta possamos atuar na formação de plateias”, complementa Carol Scabora, produtora do projeto.  
 
Confira a programação de julho completa do Programa Guritiba:

  • Oficina de sensibilização musical através da cultura popular: Sensibilização com musicalização abordando pedagogicamente questões de identidade, valores, empatia, autonomia, relacionados a nossa cultura popular. Destinado a crianças de 05 a 12 anos.
Quando: 09/07 - terça-feira
Horários: 1 turma 8:00 às 9:30; 
     2 turma
  3 turma: 13:00 às 14:30
   4 turma: 15:00 às 16:30
Onde: Escola municipal Professora Nilce Terezinha Zanetti (Estrada Principal, s/nº - Paiol de Baixo)

Musicalização para educadores
Neste mês a ação Formação para Educadores atuará na região de Campina Grande do Sul, com os educadores municipais. Através da valorização das brincadeiras culturais, da identidade, de manifestações musicais e possibilidades da construção de instrumentos sonoros, o projeto visa viabilizar a oficina com a carga horária de 30 horas, dividida entre os meses de agosto e novembro.

Sobre o Programa Guritiba 
O Programa Guritiba é um projeto socioeducativo que leva cultura para crianças e famílias de baixa renda em comunidades periféricas de Curitiba e Região Metropolitana. Com mais de 35 organizações assistidas e 12 mil crianças impactadas, o Programa funciona durante oito meses por ano com atividades semanais em escolas, ONGs, orfanatos e asilos de áreas socialmente vulneráveis, com ações voltadas para o público infantil, como peças teatrais, oficinas, música e brincadeiras, além de atividades formativas e sociais em escolas. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener e Ibema e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.



Shopping Pátio Higienópolis na Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha

Até 4 de agosto, o Shopping  Higienópolis participa da Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha 2019, com caixas de coleta no Lounge do estacionamento Vip (Piso Buenos Aires)  e próximo à Cobertura.  A ação da  Cruz Vermelha – filial São Paulo, “Aqueça São Paulo”, tem como objetivo  engajar a população para arrecadação de 17 toneladas de roupas e ajudar mais de 25 mil pessoas a enfrentarem as baixas temperaturas do outono/inverno paulistano. A iniciativa pretende beneficiar 115 comunidades em situação de vulnerabilidade da capital e municípios próximos como Limão, Pedreira, São Miguel Paulista, Jardim Damasceno, Carapicuíba e Ribeirão Pires.  
Em 2018, a Cruz Vermelha de São Paulo bateu recorde de arrecadação: 44 toneladas de roupas chegaram à instituição, possibilitando beneficiar 41.446 pessoas em situação de vulnerabilidade. O resultado foi possível também graças à solidariedade da população, que doou ativamente para ajudar as vítimas de um incêndio na capital paulista. O remanescente das doações foi revertido para ajudar quem precisa, na Campanha do Agasalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário