quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Agenda Cultural

Livro Viagem Amazônica é lançado em São Paulo com distribuição gratuita para crianças
Idealizado pela escritora e ilustradora Gabriela Brioschi, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos em 16 títulos, o evento acontece no dia 24 de agosto e terá oficina de desenho e contação de histórias


Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgado pelo instituto de pesquisa Imazon, apontam que o desmatamento na Amazônia Legal aumentou 15% neste último ano. Esse número demonstra a importância de conscientizar desde cedo as crianças sobre o desmatamento ilegal que vem acontecendo na Amazônia.

É levando a chave deste conhecimento e da cultura que a escritora e ilustradora Gabriela Brioschi em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, apresentam em primeira mão, em São Paulo, no dia 24 de agosto, na Estação AACD-Servidor, o livro infantojuvenil “Sustenta Mundo - Viagem Amazônica”. Durante o lançamento, acontecerá oficina de desenho para as crianças, contação de histórias e serão distribuídos exemplares gratuitos do livro “Viagem Amazônica”.

Reconhecida nacionalmente e internacionalmente por suas obras e exposições - como Meu Amigo Lama, Meditação para crianças e Feito Bicho! (Ed.Global)- a autora conduz os pequenos a uma verdadeira viagem pela Floresta Amazônica, junto com a  GabyGaby, personagem principal do livro, que realiza o seu sonho de visitar os tios em Manaus e conhecer a maior floresta tropical do planeta. 

“Por meio do olhar da personagem, queremos estimular o leitor a refletir sobre assuntos que estejam ligados diretamente ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao turismo comunitário, podendo ser discutidos internamente dentro de uma sala de aula ou mesa de discussão entre alunos e professores”, justifica Gabriela. 

O livro “SustentaMundo - Viagem Amazônica” (64 páginas) possui selo FSC - papel misto produzido a partir de fontes responsáveis - e pode ser baixado em 3 idiomas gratuitamente pelo site www.sustentamundo.net. O audiobook de todos os capítulos também está disponibilizado para que crianças ouçam a história.

É idealizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei do Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Via Quatro, BahiaGás e Governo do Estado da Bahia. Também tem o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS Amazonas) e das Secretarias da Educação de Ilhéus e Itabuna. 

Projeto SustentaMundo

São projetos culturais, educativos, multiplataforma que expressam valores e modos de ver o mundo contemporâneo por meio do olhar da personagem GabyGaby, abordando assuntos como mudanças, educação ambiental, educação emocional, necessidades cotidianas, alimentação e tecnologia.

A personagem GabyGaby “nasceu”em 2015, em São Paulo, e com o tempo viu seus projetos expandirem, como desenhos animados experimentais, gravação de canções infantis e projetos literários via Lei Rouanet, como o Viagem Amazônica.

O público alvo varia desde crianças de 4 a 12 anos até professores de  educação infantil, pais, educadores em meio ambiente e sustentabilidade, escolas e ONGs. 

Serviço:
Local: Estação AACD-Servidor (Linha 5-Lilás de metrô)
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1.601 (esquina com rua Ascendino Reis)
Data:  24 de agosto de 2019
Horário: 10h00 às 16h00

Confira a agenda completa dos lançamentos em São Paulo:
16 de setembro - Webinar Nacional com educadores de todo o Brasil
21 de setembro - Dia Mundial da Paz na Fundação Lama Gangche
01 de outubro - Lançamento da Exposição na Estação Paulista (Linha 4-Amarela de metrô)
01 de novembro - Lançamento da Exposição na Estação Oscar Freire (Linha 4-Amarela de metrô)
01 de dezembro - Lançamento da Exposição na Estação Luz (Linha 4-Amarela de metrô)

Sobre Gabriela Brioschi 
Artista visual, arte educadora e arte terapeuta, Gabriela Brioschi é formada pela FAU e ECA (USP) , com vivência internacional nos EUA, Grécia, Alemanha e Portugal.
Autora reconhecida nacionalmente e mundialmente, contabiliza mais de 1 milhão de livros vendidos e 16 títulos publicados, que estão ligados à temas como  artes, educação ambiental, mitologia, meditação para crianças e educação emocional. 

Sua conexão com o “Mundo Amazônico” existe há mais de 22 anos, quando esteve no Amazonas, pela primeira vez, como intérprete de lama Gangchen, líder religioso do Tibete.

Esta visita permitiu que a autora conhecesse,de forma mais aprofundada, as comunidades locais e líderes comunitários, entendendo realmente o que significava a Amazônia. Em 2003, percebendo a falta de informação que crianças tinham sobre nossa fauna e flora, lançou o livro infantil “Bichos do Brasil”, considerado um sucesso de crítica, por querer estreitar a relação afetiva, proteção e consciência ambiental das crianças por meio do conhecimento em forma de cultura, ilustração e audiovisual. 

Sobre a ViaMobilidade: 
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário