quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Sorriso perfeito? Conheça os riscos do clareamento dental


Tratamentos caseiros e produtos abrasivos podem impactar a saúde bucal
Para muitos brasileiros ter dentes muito brancos é sinônimo de um sorriso perfeito, no entanto, um sorriso excessivamente branco, pode custar a saúde dos dentes em alguns casos. O Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, marca americana de cuidado bucal, explica que os dentes vão perdendo o tom branco com o tempo, pois é um processo natural do organismo, que pode ser acelerado com o consumo de alguns alimentos, bebidas e vícios como o cigarro.
“O clareamento dental é uma das práticas odontológicas mais difundidas nos últimos tempos e muitos clientes obcecados com um sorriso branco insistem em utilizar os mais variados produtos – sem a supervisão de um profissional – com a ideia de obter o sorriso perfeito da publicidade. Buscar procedimentos odontológicos desnecessários torna a aparência antinatural. Além disso, todo tratamento deve ter a supervisão de um profissional, porque é possível danificar a matriz do dente”, argumenta Dr. Fábio Bibancos. 
Para dar mais informações sobre esse tema tão relevante e procurado, o especialista cita os principais pontos a serem levados em consideração quando for fazer clareamento:
Fique atento às contraindicações
Pacientes com problemas como gengivite, periodontite ou cárie devem primeiro tratar a doença para depois iniciar qualquer procedimento estético, isso porque os produtos utilizados para clareamento podem agravar essas doenças, prejudicando a saúde bucal.  “Recomenda-se também que grávidas e lactantes esperem o período de amamentação, para então pensar nesse procedimento”, informa.
Evite o uso de produtos abrasivos sem orientação médica
Bicarbonato de sódio, vinagre de maçã e outros itens são frequentemente apontados na internet como soluções eficazes para deixar os dentes mais brancos. Mas, na verdade, esses produtos são considerados abrasivos, isto é, desgastam o esmalte dental, tirando a camada protetora dos dentes, o que pode causar sensibilidade e acelerar o processo de escurecimento do dente.
Siga as orientações do tratamento
Durante o clareamento, recomenda-se evitar o consumo de bebidas e alimentos com corantes, como vinho tinto, café, refrigerante e molho de tomate. Isso vale tanto durante, quanto após o clareamento, pois os corantes podem manchar os dentes, impactando o resultado do tratamento. É importante também estar com a higiene bucal em dia.
Por fim, o especialista explica que existem diferentes tipos de procedimentos para clareamento dental, os realizados no consultório pelo dentista e o caseiro feito com moldeira personalizada (o dentista faz um molde dos dentes do paciente). Em ambos os tratamentos é fundamental o acompanhamento do dentista. 
“Aqui na clínica não proibimos o paciente de beber café ou tomar vinho tinto porque privar a pessoa dos prazeres da vida é chato. Se os dentes ficarem “mais escuros ou amarelos”, os pacientes podem vir nas consultas de check-up e indicaremos um clareamento, se necessário, assim resolvemos o problema”, conta Dr. Fabio Bibancos.
Dr. Fábio Bibancos – Consultor da GUM – @fabiobibancos
Sugestão de produto
Flosser – Fio dental com haste
O fio dental com cabo da GUM tem Vitamina “E” e Flúor, que trazem mais benefícios para a saúde da gengiva. O formato ergonômico também facilita o alcance de espaços de difícil acesso de modo mais prático do que o fio dental tradicional. Além de ter sabor menta.

Sobre a GUM
Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa, sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil. Presente no País desde 2014, o portfólio GUM conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário