quarta-feira, 25 de março de 2020

Especialista comenta o convívio familiar no isolamento



Atualmente, no Brasil, vivenciamos uma pandemia do coronavírus, isto é, uma ampla disseminação da doença que nos leva a adotar diferentes medidas de prevenção, incluindo uma importante diminuição de nossa circulação social ou mesmo a permanência constante em nossas residências, medida denominada quarentena.

As medidas mencionadas acima representam uma quebra em nossa rotina uma vez que, normalmente, o cotidiano tende a ser bastante atribulado restando pouco tempo para o convívio familiar. A medida preventiva de quarentena, além de uma importante estratégia de cuidado, representa também um aumento significativo do convívio entre os membros de uma mesma família, situação que pode ser inédita para muitos.

Para Eduardo Fraga, professor do curso de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), não se pode esquecer que "vivemos um momento social tenso, no qual as pessoas podem estar ansiosas, estressadas e tais estados afetivos repercutirão no convívio familiar. Neste cenário, o bom convívio familiar implicará no respeito aos estados afetivos e às diferenças entre seus membros. Por outro lado, a quarentena pode ser também um excelente momento para o aprofundamento de vínculos e promoção de atividades compartilhadas - desde que respeitados as práticas de cuidado e, nesse sentido, a tecnologia é nossa aliada", afirma o especialista.

O psicólogo ainda ressalta que a quarentena pode nos mostrar que reconhecer os estados afetivos de nossos familiares, com uma escuta atenta e sensível, pode nos tornar muito mais próximos de nossos entes queridos.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2020, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário