quarta-feira, 6 de maio de 2020

Invista em cuidados com a saúde oral para evitar doenças e visitas ao dentista durante a quarentena

Durante período de reclusão causado pela pandemia do Coronavírus, manter saúde oral em dia é fundamental para evitar consultas desnecessárias aos dentistas, que podem aumentar chances de exposição ao agente causador do COVID-19.
Escovação
Desde o início da pandemia do Coronavírus estamos vivendo em isolamento social, com grande parte das pessoas trancadas em casa e lojas fechadas. Com isso, os consultórios de dentista também diminuíram a carga horária, passando a atender apenas casos urgentes, como cáries e doenças periodontais, e reagendando tratamentos eletivos, incluindo check-ups e procedimentos estéticos. Logo, para evitar o surgimento de doenças que necessitam de tratamento odontológico e, dessa forma, exigirão que você saia de casa e acabe se expondo ao vírus, o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor em Odontologia pela USP, recomenda que, nesse período de reclusão, você invista ainda mais em uma rotina de cuidados orais. “Além de auxiliar na prevenção de doenças como cáries e gengivite, os cuidados com a saúde oral também ajudam a manter a boca livre de patógenos infecciosos, visto que a saliva, apesar de proporcionar diversos benefícios para a saúde bucal, também abriga milhões de microrganismos, sendo assim um meio de transmissão de vírus e bactérias”, afirma.

Então, é fundamental que, para prevenir o surgimento de doenças e manter a saúde bucal em dia, você lembre-se de escovar os dentes duas vezes ao dia de uma forma minuciosa. Para isso, aposte em uma escova com cerdas ultramacias, já que cerdas duras podem machucar as gengivas, desgastar o esmalte dos dentes, provocar retração gengival e, consequentemente, sensibilidade.  “Além disso, uma grande quantidade de cerdas também é recomendada, pois, quanto maior a quantidade de cerdas, maior é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente”, alerta o especialista. Mas, lembre-se que a quantidade deve estar aliada à qualidade das cerdas. Um bom exemplo neste caso é a escova CS 5460 ultrasoft, da CURAPROX, que conta com 5460 cerdas de Curen®, um tipo de fibra mais fina e ultramacia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar injúrias ou traumatismos nos dentes e gengivas.

Além da escovação, utilize diariamente um fio dental. Para complementar esse passo, visto que o fio dental sozinho não é capaz de higienizar com eficácia toda a região que fica entre os dentes, vale a pena investir também uma escova interdental, como a CURAPROX CS Prime. “Esta escova especial é responsável pela desorganização da placa bacteriana ou biofilme oral que se localiza na região entre os dentes, possuindo maior efetividade que o fio dental, pois muitos dentes, especialmente os posteriores, possuem uma depressão nesta área que apenas a escova interdental é capaz de atingir e higienizar adequadamente”, destaca o Dr. Hugo. A higienização da língua também é necessária, pois é nesse local onde a maioria das bactérias fica acumulada. Para isso, utilize escovas e instrumentos próprios para a limpeza da língua, como o sistema TUNG, da EHM, composto pela escova TUNG Brush e pelo gel TUNG. “Enquanto a escova tem cerdas um pouco mais firmes que as das escovas dentais convencionais, sendo assim mais eficaz em penetrar nas fissuras e irregularidades da língua para desalojar a saburra lingual, o gel facilita a remoção desta saburra e neutraliza os gases que provocam odor desagradável.”

O Dr. Hugo Lewgoy ainda ressalta que é importante que você limite a quantidade de alimentos ricos em açúcar que você consome diariamente, que, além de provocarem cáries, podem contribuir para inúmeras outras doenças periodontais, como gengivite e periodontite.

Por fim, caso você sinta dor, inchaço, sangramento ou outros sintomas nos dentes e gengivas e necessite de atendimento odontológico emergencial, a consulta ao dentista é indispensável. Então, o recomendado é que você verifique com seu dentista os horários de funcionamento do consultório e, ao sair da casa, atente-se às recomendações do Ministério da Saúde para evitar a proliferação do vírus causador da COVID-19, higienizando as mãos com frequência, utilizando máscara, evitando aglomerações e mantendo a distância de, no mínimo, 1 metro entre você e outras pessoas.

CURAPROX: Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas. www.curaprox.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário