quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Agenda Cultural

 



SESC SÃO PAULO COMEMORA O DIA DAS CRIANÇAS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Voltadas para pais e filhos, atividades incluem ginástica; espetáculo de circo e teatro inspirado no universo do cinema mudo, com a Companhia do Polvo; lançamento do primeiro episódio da websérie Perambular e Brincar; exibição do longa O Menino e o Mundo, no CineSesc Drive-In; e o debate "Agora é com Elas - A Voz das Crianças", que abre espaço para ouvir o que elas têm a dizer a respeito do período de isolamento social

Com diversas opções para toda a família, o Sesc São Paulo anuncia programação que comemora o Dia das Crianças. São atividades que buscam estimular o aprendizado, a saúde e o lado lúdico de adultos e crianças, promovendo uma interação familiar com as diversas frentes de atuação do Sesc. Além das transmissões no meio digital, que incluem aula de ginástica, espetáculo circense e teatral, lançamento de websérie e mesa de conversa, também acontece a exibição do filme O Menino e o Mundo, no CineSesc Drive-in.

As atividades do dia 12 de outubro começam às 10h, com Brincando de Ginástica, que acontece ao vivo no Instagram @esportesescsp. Nesta aula, os educadores Mellina Manso, do Sesc Bom Retiro, e Erich Lentini, do Sesc Ipiranga, propõem que crianças e adultos de todas as idades experimentem alguns elementos da Ginástica de maneira lúdica e acessível. Acontecerão brincadeiras e desafios que apresentam ao público um pouco da Ginástica para Todos.

Na sequência, em caráter especial, a série Crianças #EmCasaComSesc apresenta uma sessão extra, ao meio-dia, com a Companhia do Polvo. O grupo sobe no palco da unidade 24 de Maio, sem público, para a transmissão ao vivo do espetáculo "Telhado de Ninguém", que será exibido pelo YouTube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc ao Vivo . Inspirada no universo do cinema mudo, a montagem tem a sua comunicação feita pela linguagem gestual e pela música tocada ao vivo, que acompanha e pontua a ação.

De forma lúdica, a peça aborda temas como responsabilidade ambiental, reciclagem, cooperação interpessoal e sensibilidade cultural. Tudo acontece quando dois personagens - interpretados pela atriz Natalia Presser e pelo ator Nico Serrano -, vindos de culturas diferentes, naufragam no telhado de uma casa que está submersa no lixo. Ilhados, eles são obrigados a conviver para sobreviver. A situação se torna ainda mais complicada com a aparição de um terceiro personagem, um rato, que vive no forro do telhado e provoca muitos conflitos. A direção é de Mark Bromilow, com dramaturgia de Natalia Presser e música original de Andrei Presser.

Dando sequência à programação, às 15h, acontece o lançamento do primeiro episódio da websérie Perambular e Brincar, na plataforma do Sesc Digital . Inspirada na exposição Perambular, que reúne brinquedos, palavras e coisas que perambulam entre o Brasil, Portugal e o Atlântico, a websérie traduz a pesquisa dos escritores Selma Maria e José Santos pelas infâncias brasileiras e portuguesas. A dupla perambulou por aldeias e os sertões destes países à procura de antigos e novos brinquedos, histórias, poesias, quadrinhas, vídeos e sons, em quase dez anos de pesquisa que os apontou muitas aproximações e diferenças. A exposição Perambular, que reúne o resultado dessas andanças, passou pelas unidades do Sesc Jundiaí e Bauru, e chegou ao Sesc Carmo, onde não chegou a ser aberta em função da pandemia. Agora, ela transformou-se na websérie Perambular e Brincar, onde centenas de brinquedos são colocados em movimento em cinco episódios: Brinquedo-Movimento, Brinquedo-Natureza, Brinquedo-Geografia, Brinquedo-Palavra e Brinquedo-Amizade.

No primeiro episódio da série, Brinquedo-Movimento, estarão em cena os brinquedos que não ficam quietos. A mestra do brincar Bárbara Catarina, inventora de palavras, fala sobre os brinquedos que mexem com a nossa imaginação, podendo ser encontrados - ou inventados - dentro de casa. Já imaginou um peão feito de legumes? Ou um brinquedo antigo que existe em todo lugar e ninguém precisa comprar?

No mesmo dia, às 19h, o CineSesc Drive-In, localizado na unidade Parque Dom Pedro II, no centro de São Paulo, exibe O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. O filme narra a história de um garoto que mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. A classificação indicativa é livre.

Os ingressos podem ser adquiridos exclusivamente na página do Sesc Parque Dom Pedro II (http://www.sescsp.org.br/pqdompedro) e são liberados para venda sempre às terças-feiras, a partir das 17h, na semana da exibição do filme. Cada ingresso é válido para um veículo por sessão, com capacidade máxima de até quatro pessoas por veículo. Os valores dos ingressos vão de R﹩ 20 (Credencial Plena válida) a R﹩ 40 (inteira), por veículo. Não é permitida a entrada com animais dentro dos veículos. Verifique os protocolos de saúde adotados pela unidade, disponíveis no link da compra de ingressos.

Ainda como parte da programação do dia 12 de outubro, as redes sociais das unidades do Sesc São Paulo também disponibilizarão diversas atividades, entre elas, o Sesc Bom Retiro, que ao meio-dia, fará uma live do projeto "Brinquedos que a gente faz em casa" em sua página no Facebook, ensinando o público a fazer um peão, enquanto no instagram do Sesc 24 de Maio, será exibido às 17h um vídeo sobre qual a importância do brincar. Já o Sesc Campinas promove o encontro Criação em Família - Papelão, com Sandra Siqueira, educadora do Programa Espaço de Brincar, dedicado a experimentar cortes e encaixes no papelão para aumentar as possibilidades de construção de brinquedos, a partir das 15h, via plataforma Teams, com inscrições em http://sescsp.org.br/inscricoes.

E após o dia das Crianças, na quinta-feira (15/10), às 16h, a série Ideias #EmCasaComSesc traz o debate "Agora é com Elas - A Voz das Crianças", que abre espaço para ouvir o que elas têm a dizer a respeito do período de isolamento social. Muito se discute sobre a educação em tempos de pandemia, aulas on-line, excesso de tempo em frente às telas, a pouca convivência e a falta de espaços para brincar. Mas o que eles têm a nos dizer sobre tudo isso? A conversa, que conta com a mediação de Andreia Reis, arte-educadora, mestre em Arte Cênicas e educadora dos programas Curumim e Juventudes no Sesc Sorocaba, e apresentação de Marcos Takeda, arte-educador, artesão e educador do programa Curumim no Sesc Rio Preto, tem a participação de Cecilia Silva (9), participante do Curumim Sesc Ipiranga, João Lucas Rodrigues Zani (10), do Curumim no Sesc Rio Preto e Maria Clara Ferreira Nascimento (13), estudante, youtuber do canal Pretinha Sim e integrante do Curumim no Sesc Sorocaba. A transmissão acontece pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

AGENDA DIA DAS CRIANÇAS

12/10, Dia das Crianças, segunda-feira:

10h: Brincando de Ginástica ao vivo no Instagram @esportesescsp
12h: Companhia do Polvo em Telhado de Ninguém - do palco do Sesc 24 de Maio. Transmissão via Instagram Sesc ao Vivo e YouTube do Sesc SP.
15h: lançamento de Brinquedo-Movimento, primeiro episódio da websérie Perambular e Brincar. Exibição na plataforma do Sesc Digital.
19h: exibição do filme O Menino e o Mundo no CineSesc Drive-In - Sesc Parque Dom Pedro II.

15/10, quinta-feira:

16h: Agora é com Elas - A Voz das Crianças na série Ideias #EmCasaComSesc. Transmissão via YouTube do Sesc SP.

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades serão previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades.

Todas as 40 unidades do estado darão início a essa retomada gradual à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário