Como comunicar a criança sobre a separação dos pais
- blogsupermae
- 2 de jul.
- 1 min de leitura

Um casal que decidi se separar e tem filhos precisa encarar o difícil desafio de comunicar as crianças sobre sua decisão. Alguns pais não param para pensar sobre a importância deste momento, uma vez que é muito comum crianças criarem a fantasia de que a separação dos pais é culpa delas. Esta responsabilidade que a criança se coloca pode prejudicar seu desenvolvimento emocional e social.
Planejar a comunicação da separação para a criança envolve os pais conseguirem traduzir, em comum acordo, os motivos da separação tendo em vista o nível de compreensão da vida adulta que a criança apresenta, que é influenciado pela sua idade e pela etapa do desenvolvimento neuropsicomotor. Após este alinhamento os pais podem iniciar esta conversa deixando claro que a presença de ambos na vida da criança continuará, que há muito amor de ambas as partes para com o filho, e que eles sempre estarão se comunicando e agindo em benefício dele.
É importante os pais checarem como a criança está compreendendo a conversa, deixando espaço para ela tirar toda e qualquer dúvida. Esta etapa é importante para que a criança se sinta participando, e não passiva e vulnerável diante de tamanha mudança. Por fim, dentro do que for possível de acordo com a idade, é interessante incluir a criança nas etapas práticas. Assim o filho tem a oportunidade de, ao lado dos pais, elaborar esta mudança e participar da construção da nova etapa da vida familiar.
Pense nisso!!!
Victor Nicolino Faria
Psicólogo - CRP 06/98407
@victornicolino
Comments