top of page
  • blogsupermae

Dia das Mães



Ao nos aproximarmos do Dia das Mães, cabe a reflexão do significado deste dia na vida de cada um de nós. O papel da mãe é muito complexo, pois ao mesmo tempo que pode representar o acolhimento emocional para os filhos, pode ser a provedora financeira do lar. Existem mães mais duras, rígidas; outras mais amorosas, acolhedoras. Mães com vínculo sanguíneo, mães de criação ou mesmo do círculo de amizades.


As experiências que temos com nossas mães acabam modelando nossas vidas. Quando a relação é positiva, saudável, acabamos construindo uma autoestima positiva, resiliência, tolerância a frustração, um modelo de relação positiva com o outro. Este modelo permite que no dia a adia possamos identificar com mais facilidade relações saudáveis e tóxicas, permitindo que façamos as escolhas.

Contudo, infelizmente algumas pessoas acabam tendo experiências negativas com suas mães, gerando traumas significativos em suas vidas. Nestes casos precisamos encontrar e construir novas figuras maternas, tanto no outro como em nós mesmos. Aprender a se cuidar, se acolher, se amar, ser sua própria mãe faz parte do processo de cura das feridas causadas por uma relação materna negativa.


Então neste Dia das Mães vamo celebrar a figura materna e sua importância em nossas vidas. Pense nisso!!!



Victor Nicolino Faria - Psicólogo

CRP 06/98407

@victornicolino

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page