top of page
blogsupermae

Estabilidade na vida das crianças



Termos uma criança em casa é uma responsabilidade que nos tempos atuais não é mais uma obrigação, e sim uma escolha. Partindo deste pressuposto podemos refletir sobre as condições, ou melhor, os sacrifícios que precisamos fazer para que a criança cresça de forma saudável.


Em diferentes linhas teóricas da Psicologia destaca-se a estabilidade, a rotina e seus efeitos positivos no desenvolvimento biopsicossocial da criança. Apesar da sociedade ocidental atualmente valorizar a quebra de rotinas, exaltar o prazer e não querer entrar em contato com o desprazer das obrigações, a criança precisa ter uma rotina estável para se sentir bem.


A estabilidade nos cuidados básicos como hábitos e rotinas de higiene, alimentação, recreação e contato afetivo com familiares acabam sendo pilares para que a criança se sinta segura. A segurança nos primeiros anos de vida acaba estimulando a curiosidade, o comportamento de explorar tanto o ambiente ao seu redor como seu próprio corpo, permitindo a criança se colocar em mais experiências.


Tendo experiências diversas permitimos que a criança se desenvolva de forma saúdavel, entrando em contato com todos os tipos de sentimentos inerentes ao ser humano, como exemplo felicidade e raiva. Os pequenos precisam viver os diferentes tipos de sentimentos para amadurecerem, seguindo com o desenvolvimento biopsicossocial corretamente, chegando no objetivo de serem adultos saudáveis e cidadãos respeitados e conscientes de suas obrigações, direitos e responsabilidades.


Portanto questione no dia a dia do seu filho a rotina que ele vive e a crença de que para uma criança ser saudável é preciso que ela faça tudo o que quer, na hora em que ela quer.


Pense nisso!!!


Victor Nicolino Faria

Psicólogo - CRP 06/98407

@victornicolino

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page