Quando se encerra o final do semestre escolar muitos pais se deparam com uma dura realidade. Notas abaixo da média, reuniões com professores onde diversos problemas de desempenho na escola são apresentados, e a preocupação em relação ao futuro. Diante desta incerteza infelizmente a resposta automática de muitos pais é partir para uma postura muito dura, agressiva, ou mesmo autoritária para com os filhos.
Eu entendo que o caminho mais eficaz para ajudarmos a criança ou jovem a recuperar as notas é justamente entender o que causou ou está causando o problema. Nas reuniões escolares, com os professores, é preciso entender quais conteúdos apresentam defasagem, o que é sugerido para que este problema seja solucionado, e se o resultado é somente fruto de falta de compreensão do conteúdo.
Investigar os motivos dos problemas permite mapear os fatores pedagógicos e psicológicos que permeam as notas abaixo da média, permitindo que seja elaborado um plano de ação para o aluno. Quando os adultos simplesmente partem para a repreensão, punição por uma nota baixa pode-se perder de vista uma não adaptção à escola, problemas de relacionamento com colegas, ou mesmo um caso de depressão.
Entender o problema, e não agir por impulso, é uma postura que os adultos precisam adotar tanto em suas vidas como para dar o modelo aos filhos.
Pense nisso!!!
Victor Nicolino Faria - Psicólogo
CRP 06/98407
@victornicolino
Comentários