Com a culpa que muitos pais carregam por não terem o tempo que gostariam ao lado de seus filhos, acaba-se criando uma dúvida sobre qual é o papel dos pais na vida das crianças. Será que o papel dos pais é simplesmente prover? Dar amor incondicionalmente? Ser rígido?
Eu entendo que o papel dos pais é educar, preparar a criança para o mundo e seus desafios. Educar é mostrar para as crianças o que é certo e errado, as regras para a convivência com os outros, as consequências das escolhas que fazemos, o conhecimento formal e informal produzido ao longo dos séculos. Educar vai muito além de prover, é apresentar à criança o mundo tal qual ele é.
Para tanto precisamos construir dentro de nossas casas um ambiente seguro para que as regras do mundo possam ser apresentadas sem que a criança se sinta desprotegida, atacada ou diminuída. Criar regras claras e evidenciar as consequências caso elas não sejam cumpridas é fundamental, sendo o diálogo a base do educar.
Independente de qualquer situação que possamos viver ao lado de nossos filhos, precisamos ter clareza que para educar é preciso também colocar limites. Esta afirmação não está relacionada a ser duro demais, não ter sentimentos ou deixar de demonstrar carinho. Podemos estar presentes na vida de nossos filhos, demonstrar carinho e ao mesmo tempo educá-los.
Victor Nicolino Faria - Psicólogo
CRP 06/98407
@victornicolino
www.epcopsicologiaclinica.com.br
Comments