top of page
  • blogsupermae

Como perceber quando algo negativo está acontecendo com o seu filho?




Mães e pais querem evitar que seus filhos sofram traumas, e estão corretos em buscar a todo custo alcançar este objetivo. Dependendo da idade da criança, ou mesmo na adolescência, temos indicativos de que algo negativo está acontecendo.


Estes indicativos, quando percebidos, permitem aos pais protegerem seus filhos o mais rápido possível. Acredito que mesmo tendo medo precisamos permitir que nossos filhos explorem o mundo, assim o desenvolvimento biopsicossocial se dará da forma ideal. Os passeios da escola, aulas extracurriculares, viagens, ir ao parque ou outra atividade fora de casa que envolva esforço físico são muito importantes, apesar de que para alguns pais eles são geradores de ansiedade, angústia e medo.


Acompanharmos nossos filhos, escolhermos adultos responsáveis para estarem presentes no dia a dia, além de estabelecermos um canal de comunicação aberto e acolhedor são formas de prevenirmos problemas. Mas como não podemos controlar tudo e todos precisamos estar atentos aos indicativos de que algo negativo está acontecendo. Ao conhecermos os hábitos e traços comportamentais de nossos filhos podemos observar mudanças sutis.


Alterações no estado de humor, hábitos alimentares e de sono, estilo de vestuário, alterações na performance social e acadêmica, além de comportamento evitativo em relação a uma ou mais pessoas podem ser indicativos de que seu filho está traumatizado com algo. Diante desses indicativos tente observar com mais atenção a rotina de seu filho, converse com ele de forma aberta e acolhedora, além de buscar estar mais próximsão formas de entendermos o que está acontecendo para podermos ajudá-los da melhor forma.



Victor Nicolino Faria - Psicólogo

CRP 06/98407

@victornicolino

www.epcopsicologiaclinica.com.br



Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page