Déficit de atenção e suas implicações
- blogsupermae
- 1 de out.
- 1 min de leitura

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um tipo de distúrbio do neurodesenvolvimento que, em adultos, apresenta comumente os seguintes sintomas: dificuldade de concentração; dificuldade para completar tarefas (habilidades executivas ruins); inquietação; oscilações do humor, impaciência; e dificuldade em manter relacionamentos.
Estes sintomas acabam afetando a maneira como a pessoa se relaciona socialmente, uma vez que em ambientes profissionais há uma alta cobrança por resultados que podem ser prejudicados pela dificuldade de concentração e de completar tarefas, por exemplo. Ter que entregar o relatório x em uma hora, para uma pessoa com TDAH pode ser uma tarefa que cause desconforto ou mesmo sofrimento.
Já em ambientes pessoais há a expectativa das pessoas ao redor por acolhimento, estabilidade de humor e atenção. Expectativas criadas sem levar em consideração as características de funcionamento de uma pessoa com diagnóstico de TDAH, o que pode gerar dentro da relação discussões, acusações e interpretações errôneas dos motivos da pessoa com TDAH estar se comportando de determinada maneira.
Acredito que a sociedade precisa entender melhor os comportamentos relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para que possa proporcionar ambientes mais acolhedores, compreensivos, ricos em estímulos e estratégias corretas para que a pessoa com TDAH possa se destacar positivamente, tendo papéis relevantes nas dinâmicas sociais. Assim conseguiremos ajudar a pessoa a criar uma autoimagem e autoestima positivas, vivenciando suas qualidades e contribuindo positivamente com o grupo onde ela está inserida.
Pense nisso!!!
Victor Nicolino Faria - Psicólogo
CRP 06/98407
@victornicolino

Comentários