
A medida que caminhamos para mais um final de ano nossos filhos se deparam com as provas finais e entregas de trabalho. Chega o momento de encontrar energia para concluir o ano letivo. Não podemos somente pensar em passar de ano, mas entender de fato o que nossos filhos aprenderam e sentiram ao longo dos últimos meses.
Assim como abordamos em posts anteriores, o diálogo aberto e franco com nossos filhos permite criar um canal de comunicação para que possamos participar ativamente da vida escolar deles. Não somente no sentido de cobra-los desempenho, mas entender o processo de aprendizagem. O que eles de fato aprenderam para além das avaliações? Quais conhecimentos foram retidos e como nossos filhos os articulam com o dia a dia?
Entender o que se passa na escola tanto do ponto de vista acadêmico como social é importantíssimo para termos a real dimensão de como foi o ano letivo deles. Entendendo podemos ao lado deles planejar o próximo ano suprindo deficiências, estimulando pontos fortes, encontrando válvulas de escape para as pressões cotidianos, além de encontrar momentos de diversão e ócio dentro da agenda. Realmente não é uma tarefa fácil, mas precisamos fazer isso.
Quando nos preocupamos, os ajudamos, planejamos e estamos ao lado deles, várias mensagens emocionais são transmitidas. Mensagens que são importantes para eles se sentirem amados, respeitados e valorizados de maneiras saudáveis. Modelos sobre o que é certo e errado, além de parâmetros de como eles merecem ser tratados em outras relações.
Vamos refletir sobre estes pontos para aperfeiçoar nossa atuação como pais.
Victor Nicolino Faria - Psicólogo
CRP 06/98407
@victornicolino
www.epcopsicologiaclinica.com.br
Comments