top of page
  • blogsupermae

Saiba como o Lipedema afeta a qualidade de vida das mulheres



Especialista explica ainda como a nutrologia pode auxiliar na questão 


O lipedema é uma condição crônica e progressiva que afeta principalmente mulheres, caracterizada pelo acúmulo anormal de células de gordura, especialmente nas pernas, quadris e, por vezes, nos braços. Muitas vezes confundido com obesidade ou linfedema, o lipedema é um distúrbio do tecido adiposo que resulta em membros desproporcionalmente grandes, com uma aparência de "coluna" ou "pernas grossas". 


O Dr. Gustavo Feil, renomado médico especializado em Ciências da Longevidade Humana e Nutrologia, ressalta que, além do acúmulo de gordura, o lipedema pode causar dor, sensibilidade ao toque, contusões fáceis e, em casos mais graves, problemas de mobilidade devido ao tamanho e peso dos membros afetados. "É uma condição desafiadora que pode afetar significativamente a qualidade de vida das mulheres que sofrem com ela", destaca. 


Embora não haja cura para o lipedema, é crucial implementar um manejo adequado que inclua controle de peso, alimentação saudável e anti-inflamatória, fisioterapia, drenagem linfática manual, uso de compressão e, em alguns casos, até cirurgia.


A causa exata da condição ainda é desconhecida, mas acredita-se que haja uma predisposição genética, com casos frequentemente ocorrendo em várias gerações da mesma família. Apesar de não haver uma solução definitiva, há tratamentos eficazes disponíveis para ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. “É fundamental que os pacientes busquem orientação médica especializada para desenvolver um protocolo de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades específicas”, aconselha o especialista.


A nutrologia desempenha um papel fundamental no tratamento do Lipedema, oferecendo abordagens integradas. Por meio de uma dieta equilibrada, suplementação nutricional personalizada, orientação sobre exercícios físicos adequados, sessões de drenagem linfática e o uso de meias de compressão, os especialistas trabalham em conjunto com os pacientes para controlar os sintomas e promover uma gestão eficaz dessa condição. 


“Ressaltamos a importância de consultar um médico especialista para obter um diagnóstico preciso e montar o melhor plano de tratamento para cada caso, individualmente”, diz o Dr. Gustavo. A conscientização sobre o problema é fundamental para garantir um cuidado adequado e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essa condição desafiadora.

 


Sobre Gustavo Feil

Gustavo Feil é médico do desenvolvimento Físico e Mental com foco em Nutrologia e Medicina da Longevidade formado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ/ SC e está sempre em busca da melhor versão em saúde, por meio da prevenção e promoção do bem estar.  Também é pós graduando em Nutrologia pela USP RP e em Ciências da Longevidade e Vida Saudável pela Academia Longevidade Saudável. Possui trabalho com foco em emagrecimento, performance, estilo de vida saudável, longevidade e desenvolvimento humano.


2 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page